LEI TORNA OBRIGATÓRIO REZAR O PAI NOSSO NAS ESCOLAS DE ILHÉUS
O Diário Oficial do Município de Ilhéus publicou o decreto de lei número 3.589, de 12 de dezembro de 2011. O decreto, aprovado pela Câmara Municipal, torna obrigatório em todas as escolas da cidade orar o Pai Nosso antes das aulas.
Nada contra o Pai Nosso, uma das mais belas orações que se conhece, adotado não apenas por católicos, mas por outras religiões.
Mas, onde fica a liberdade religiosa, garantida pela Constituição, que garante inclusive o direito de não ter religião alguma?
A lei tem toda pinta de ser sido sugerida por algum vereador, que além da convicção religiosa, também fez uma mediazinha com a comunidade católica.
Afinal , 2012 não é apenas o ano em que o mundo vai acabar, mas também ano eleitoral.
Qual seria a reação se um vereador, muçulmano convicto, propusesse que fosse obrigatória a leitura da Sura de Abertura, texto sagrado, que os seguidores de Alah rezam cinco vezes ao dia, sempre voltados para Meca?













Nosso país é laico, um país sem religião oficial, onde a religião não pode influir nas decisões do estado, e o estado também não pode controlar as religiões.
Por tanto essa lei é inconstitucional.
Otimo orar… mas, obrigatoriedade não pode ocorrer.
O Brasil até onde eu sei deve ser um estado laico em suas instituições privadas, portanto sendo neutro no aspecto de religiões, mas aqui nessa terra, está tudo certo… contanto que tenha carnaval.
Incostitucional
Voltamos à Idade Média?
Isso é uma afronta ao estado laico.
Ela não só viola a liberdade de não crer em algo, como viola a liberdade de todos a acreditarem no que querem.
Muitas igrejas de dominação cristã abominam qualquer tipo de oração decorada. Isso sem contar com pessoas que cultuam outros deuses.
O que vai acontecer se um aluno se recusar a orar? Vai dar suspensão por ele não compartilhar da mesma crença que a escola está impondo?Se eu morasse lá processava o município por elaborar uma lei inconstitucional e obrigar o meu filho em fazer um ritual ao qual pra ele é uma piada. Particularmente meu filho de 7 anos morre de dar risada dessas orações…
E nas Igrejas vão obrigar a estudar ciências?
Como pode existir gente tão estúpida a influenciar na educação?
Cade a FONTE?
Isso cheira a invenção…
Esta lei é tão estúpida quanto perniciosa. Estúpida por ser inconstitucional (fico a imaginar o preparo intelectual dos vereadores desta cidade) e perniciosa por obrigar, no caso nossos filhos, a fazer algo contra a própria vontade.
A fonte é o Diário Oficial do Município de Ilhéus e a lei é confirmada
por assessores diretos do prefeito ilheense.Acho que basta.
Ridiculo..
Tudo bem as pessoas terem sua crença, eu mesmo sendo ateu desde a infancia, respeito planemente quem cre, mas o municipio formular uma lei que obriga crianças de uma escola a orar? Ta forçando hein, como ja foi citado, isso vai contra a nossa constituição e o principio do do estado laico.. Isso é ridiculo, os pais dos alunos que não concordarem com isso devem entrar com uma ação judicial contra o municipio por violar os seus direitos constitucionais.
Porem, conhecendo brasileiro, sabe-se que maioria é religiosa, e provavelmente os pais dos alunos daquele municipio devem ser também, e vão acbar aceitando isso por achar que vai ser bom pros filhos..
Ridiculo isso, simplesmente ridiculo.
Um absurdo isso! Em um pais que, aparentemente, possui uma laicidade na constituição do estado civil, isso só se pode ser definido desse modo: absurdo. Porém não é de se espantar. Essa câmara e esse executivo estão avacalhando a sociedade ilheense. Coitados dos filhos dos ateus, agnósticos e outra pessoas que não possuem credo algum. Serão dogmatizados.
Impressionante como a estupidez humana continua imperando… Essa é mais uma tentativa desesperada de demonstração de “superioridade” sobre outras crenças.
Infelizmente estão tentando instituir novamente um período de inquisição, no qual não interessa no que você acredite, desde que acredite no que eles quiserem.
Começa com uma linda e inocente oração, mas… e se alguém não quiser orar? É um direito garantido (?) pela nossa Constituição!! Será mandado para a “fogueira da multa” por desrespeito à lei?? Talvez para a prisão… como era na época da Inquisição… para onde iam todos que tinham idéias diferentes, costumes e crenças diferentes…
Inconcebível!
Isso é uma vergonha! O Estado é laico e obrigar alguém a rezar é uma afronta à Constituição, nosso único livro sagrado! O STF precisa intervir com urgência porque os fanáticos religiosos querem transformar o País numa teocracia cristã fundamentalista.
Uma coisa eu digo, mal é que não vai fazer.
Se fosse obrigatória uma disciplina de como roubar milhões ou enganar as pessoas, a polêmica seria bem menor, vocês não acham?