Dr. Rafael com os deputados da comissão de Saúdeeu

O Dr. Rafael Andrade,  coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna e diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio, apresentou o projeto do evento numa sessão da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia. A participação na AL atendeu a um convite do deputado estadual Coronel Santana e a sessão foi presidida pelo deputado estadual José de Arimatéia, presidente da Comissão de Saúde e Saneamento.

O oftalmologista itabunense mostrou as dimensões do Mutirão, que atuam na prevenção, orientação e tratamento do diabetes e que em 2010 atendeu cerca de 10 mil pessoas, constituindo-se num dos maiores eventos do gênero em todo o Brasil e incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes. “Os deputados se surpreenderam positivamente com o nosso projeto o diabético que realizamos desde de 2004, se colocando à disposição para nos apoiar, com isto já conseguimos uma atividade  através da consultora de saúde da Assembléia, Dra. Marines, que é  médica angiologista e que trará para o mutirão deste ano um  projeto de botas ortopédicas próprias para quem tem pé diabético,  para evitando  futuras amputações”, disse o Dr. Rafael.

            Durante a visita do Dr. Rafael Andrade, o deputado Gilberto Santana anunciou a apresentação de um projeto de lei voltado para a necessidade e o acesso do paciente diabético exame de mapeamento de retina e tratamento quando necessário,   no Estado da Bahia. O projeto institui programas de políticas públicas específicas como o Exame do Fundo do Olho, controle, combate e prevenção da Cegueira do portador de diabetes.

 ASSEMBLÉIA AZUL

             “Marcamos presença no cenário da saúde pública na Bahia e os deputados se comprometeram a iluminar de azul a Assembléia Legislativa na semana do dia 14 de novembro, data do mutirão, e ressaltaram a importância dos órgãos governamentais expandirem este projeto para outros grandes centros na Bahia, inclusive para Salvador, o mais rápido possível. Fiquei bastante orgulhoso de ver que nossa cidade foi aplaudida por gente importante que ajuda a escrever a história da nossa política atual”, destacou o coordenador do Mutirão do Diabético.

            Além da presença do Dr. Rafael na Comissão de Saúde da AL, o Mutirão do Diabético também recebeu Moção de Reconhecimento, proposta pelo deputado estadual Augusto Castro.