O Projeto Bahia Criativa – Jovens Empreendedores, da Secretaria da Cultura da Bahia, vai qualificar 120 jovens que desenvolvem e/ou pretendem desenvolver projetos ligados à cultura, por meio de capacitações e consultorias gratuitas, focadas no empreendedorismo e no estímulo à inovação. As atividades acontecerão em Salvador (que contará com duas turmas), Vitória da Conquista e Ilhéus (1 turma cada). Ao final do ciclo, cada participante terá em mãos um anteprojeto para a captação de recursos.

Fruto de emenda parlamentar ligada à Senadora Lídice da Matta, o projeto conta com orçamento de R$ 110 mil e oferecerá Capacitação técnica e Mentoria (consultoria coletiva) entre os meses de julho e setembro.

Quem pode participar do projeto:

* Jovens com idade entre 18 e 29 anos;

* Que possuam pelo menos o ensino médio completo;

* Que atuem de forma individual ou coletiva — sejam formalizados ou não — em projetos, negócios, serviços, coletivos ou organizações sociais ligados à economia criativa.

Como participar:

Os interessados deverão preencher questionário online disponível no website do Bahia Criativa (www.bahiacriativa.ba.gov.br). Os candidatos também poderão enviar vídeos, fotos, aplicativos, etc. Aqueles que cumprirem os requisitos poderão participar de entrevista presencial para apresentação do projeto

Sobre o Bahia Criativa:

O Bahia Criativa é um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Oferece, de forma gratuita, informação, capacitação, consultorias e assessorias técnicas, entre outros serviços voltados para a qualificação da gestão de micro e pequenos empreendimentos criativos, além de cooperativas, associações e produtores individuais.

Localizado no Forte do Barbalho, em Salvador, o escritório, inaugurado em maio de 2014 já realizou aproximadamente 4.000 atendimentos presenciais — entre atividades de formação e consultoria — em todos os 27 Territórios de Identidade do estado.