ibametroO Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), realiza esta semana (21/11 a 29/11), a Operação Verão com o objetivo de intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos (embalados na ausência do consumidor) amplamente consumidos pela população na estação mais quente do ano. Na lista de produtos a serem fiscalizados estão os protetores, bloqueadores e bronzeadores solares, repelentes, hidratantes, sucos prontos, refrigerantes e cervejas. A fiscalização acontece em estabelecimentos comerciais da capital baiana.

Os técnicos do Ibametro vão percorrer supermercados, mercadinhos de bairros e farmácias em vários bairros de Salvador para verificar se os produtos estão sendo vendidos com a pesagem correta, ou seja se a quantidade (em mililitros ou em gramas) contida dentro da embalagem está de acordo com o que diz o rótulo do produto.

“Estamos ampliando os esforços para inibir a comercialização desses itens, cujo consumo aumenta consideravelmente no verão para evitar que o consumidor seja lesado, levando para casa produtos com quantidades inferiores ao que está informado no rótulo”, destaca Randerson Leal.

A coordenadora de produtos pré-medidos do Ibametro, Cintia Lé, explica: “Coletamos amostras desses produtos para exame metrológico em laboratório. A reprovação no exame resultará na emissão de auto de infração que poderá gerar multa para os fabricantes dos produtos, que terão dez dias para apresentar a defesa junto ao Ibametro”.

Em caso de produtos suspeitos, o consumidor deve denunciar ao Ibametro pelo 0800 071 1888 para que seja feita a devida fiscalização.