A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu uma Comissão Seletiva Central para acompanhar o processo eleitoral dos dirigentes escolares da rede estadual. A comissão é formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Educação e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). A comissão se reuniu com o objetivo de qualificar o funcionamento da gestão pública escolar por meio da formação continuada e avaliação dos dirigentes. As eleições de dirigentes escolares acontecem no dia 10 de dezembro em todos os 1.369 colégios estaduais.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, afirmou que “a comissão garante a legalidade do processo eleitoral dos dirigentes”, e acrescentou a importância do processo eleitoral. “A eleição marca o fortalecimento da democracia na escola por meio de parâmetros que conduzam um processo para a melhoria da qualidade da educação”, ressaltou.

De acordo com Paula Fernanda Fernandes, que compõe a comissão representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Comissão Seletiva Central tem como funções: “sugerir procedimentos gerais relacionados ao processo de eleição e convocar as Comissões de Acompanhamento Regional em cada Núcleo Regional de Educação (NRE), juntamente com as comissões de cada unidade escolar, para dar seguimento ao processo da eleição”, pontuou.