Será titulada neste sábado (31), a primeira turma de Pós-Graduação da Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar, no modelo de Residência Agrária. Trata-se de 34 futuros especialistas assentados, filhos de assentados e técnicos extensionistas para reforma agrária e agricultura familiar.

A solenidade de titulação ocorre, às 19h30, no assentamento Terra Vista, em Arataca, durante a IV Jornada de Agroecologia da Bahia que está acontecendo na área.

A especialização é fruto de uma parceria entre o Incra, através do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada no município de Ilhéus.

Curso

A especialização foi iniciada em agosto de 2013 e concluída no final do primeiro semestre de 2015. O edital da seleção previa que 50% das vagas fossem destinadas para os alunos da reforma agrária e 50%, para prestadores de assistência técnica de trabalhadores assentados e agricultores familiares.

As aulas foram ministradas no Centro Integrado Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista, no campus da Uesc e no campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), no município de Uruçuca.