Estátua de Jorge Amado na reitoria da UFSB (fotos Manu Dias/Secom)

Estátua de Jorge Amado na reitoria da UFSB (fotos Manu Dias/Secom)

Uma aula magna proferida no Campus Jorge Amado, em Itabuna, reuniu o governador Jaques Wagner, o ministro da Educação José Henrique Paim e a comunidade acadêmica para a inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição inicia oficialmente suas atividades com 800 alunos matriculados e a proposta de ser uma forte âncora na região sul da Bahia, voltada para a internacionalização e integração social.

Um dos principais defensores da expansão do ensino público superior na Bahia, o governador Jaques Wagner lembrou que nesta terça-feira estará em Barreiras, onde também participará da aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

WAGNER USFB 1“Tenho a honra de, nos últimos 12 anos, ter participado da inauguração de cinco universidades federais na Bahia. É algo que chama a atenção”, disse o governador após lembrar que a região sul da Bahia conta também com uma universidade estadual, situada em Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Aproximadamente 95% dos alunos da nova universidade são da região sul e 85% concluíram o ensino médio em unidades públicas de ensino. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, a maioria das vagas de cursos de universidades interiorizadas é ocupada por acadêmicos de fora da região onde está localizada, o que não deve ocorrer com a Universidade Federal do Sul da Bahia.