inaguração emporio cesol (1)

O Empório Litoral Sul foi inaugurado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na tarde desta quinta-feira (05), em Itabuna, para comercialização de produtos de 130 empreendimentos de economia solidária e agricultura familiar. O espaço, que fica localizado na Praça Laurindo Conceição, ao lado da Catedral de São José, reúne alimentos, artigos de decoração e itens de vestuário confeccionados por associações e cooperativas de 26 municípios da região.

inaguração emporio cesol (2)As peças artesanais do Projeto Encantarte estão entre os destaques da nova loja. “É uma iniciativa muito importante para que mais pessoas conheçam o trabalho do grupo e para facilitar a vida das artesãs da periferia que não tinham onde expor suas peças”, comemora Jaqueline dos Santos, uma das integrantes do grupo.

A alegria é compartilhada por Helena Guimarães, que faz parte da Associação Só Cacau, do município de Camacan. “É uma felicidade para nós ter um espaço de referência para toda a região, com uma localização privilegiada no centro de Itabuna, e com uma ampla variedade de produtos”, afirmou a empreendedora, que atua na produção de chocolates.

Davidson Magalhães

Davidson Magalhães

O local abriga também o novo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, responsável por oferecer assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para grupos produtivos da região.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, o intuito é promover um conjunto de ações para fortalecer pequenos empreendimentos coletivos e sustentáveis. “O Governo do Estado investiu mais de R$ 19 milhões nos 13 Centros Públicos de Economia Solidária, para que a Bahia continue referência nacional no segmento. Através desse esforço, pessoas que desenvolvem atividades econômicas em grupo recebem orientações para ofertar produtos de melhor qualidade, ampliar o faturamento e, consequentemente, melhorar suas próprias condições de vida”, destacou o secretário.

O Empório Litoral Sul funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.