Rafaele J Macedo

Um bate papo, troca de experiências, amor, cuidado e muita gratidão a equipe da UTI neo natal, assim os pais e familiares dos “pequenos heróis”, internados na UTI neonatal do Hospital Manoel Novaes definiram o encontro em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade. Comemorado nacionalmente em 17 de novembro, a data foi criada para chamar a atenção para o problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo, a prematuridade.

Milane Silva de Jesus
Para Edmílson Santos Silva, ser pai de um bebê prematuro não é uma das tarefas mais fáceis, mas o apoio, a confiança e a dedicação encontrados na equipe de profissionais da UTI neo natal  ajudaram a superar uma das fases mais difíceis para a família e que hoje é celebrada com alegria e serve de estímulo e conforto para outros pais e mães. “O meu filho Pedro Emanuel nasceu com apenas 1,160 kg e 25 semanas, precisei ter fé e acreditar em sua recuperação. A equipe na UTI Neonatal cuidou de meu filho com competência e carinho, hoje, o Pedro está com seis anos, e todos os anos eu venho com ele comemorar o seu aniversário aqui no hospital, com a equipe que ajudou a salvar a sua vida. Por isso fazemos  questão de vir dar o nosso depoimento. Confiem  em Deus e nesta equipe maravilhosa”, contou emocionado o pai.

Rafaele Jesus de MacedoAlém de orientações com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, o corredor onde fica instalada a UTI Neonatal foi decorado de acordo com a cor que representa a prematuridade, o roxo. As fotografias fazem parte do ensaio fotográfico realizado pela equipe na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes com o apoio da Comunicação Institucional da Santa Casa e as mães presentes receberam de presente as fotos de seus pequenos, como uma lembrança do tempo que estiveram presente na unidade hospitalar.

A dona de casa, Rebeca Magalhães está com a filha internada na UTI Neonatal e ficou encantada ao receber a foto de sua filha vestida com a fantasia da heroína “Mulher Maravilha”.“Ela está linda! Tão pequena e ao mesmo tempo tão forte, minha pequena guerreira. E em nome dela quero agradecer a toda equipe pelo cuidado, carinho e amor dispensados a eles e a nós”, disse Rebeca.

A diretora médica do Hospital Manoel Novaes e também Coordenadora da UTI Neonatal, a Pediatra Fabiane Chavez, ressaltou que o dia da prematuridade é um dia para ser pontuado. “Um bebê nasce prematuro por alguma causa fora da normalidade, um susto, uma queda, uma doença, enfim, são vários os fatores que levam esse bebê a nascer antes do tempo ideal. Esse nascimento prematuro, pode acarretar uma série de riscos para essa criança. Graças a Deus, o índice de mortalidade de prematuros na nossa UTI Neonatal está em torno dos 7 %, ficando abaixo do índice nacional que é de 10% e isso  é um motivo para comemorarmos”, concluiu a Pediatra.