Mutirão Cabra MachoO Mutirão Cabra Macho teve início ontem  às 19 horas com palestra no templo da Igreja Batista  Teosópolis, localizado na Avenida Félix Mendonça, 75 no bairro da Conceição, em Itabuna. O mutirão uma das maiores ações sociais do interior da Bahia, espera prestar 600 atendimentos preventivos gratuitos de câncer de próstata. Hoje, desde as  cinco da manhã, tiveram início os exames.

Na sua  6ª edição, a ação social contará com cerca de 150 voluntários, entre profissionais de saúde, a exemplo de médicos especialistas em urologia,  enfermeiros, técnicos de laboratório, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, diz o coordenador do Ministério da Ação Social , Gilson Pinheiro. Radicado em Londrina, no Paraná, o médico João Correia, está em Itabuna para ajudar no mutirão.

Gilson Pinheiro lembra as recomendações para a realização dos exames: jejum de pelo menos oito horas e no máximo 12, não ejacular  horas antes da coleta, não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação(andar a cavalo) , no dia anterior e não fazer sexo antes do exame.

O pastor presidente da Igreja Batista Teosópolis, Genilson Souto que promove a ação diz que a cada mutirão vem procurando aprimorar o atendimento: “A cada ano, buscamos melhorar o atendimento aprimorando nossos serviços. Para nós, é uma forma de ajudar vidas e contamos com a força do voluntariado para oferecer um serviço de qualidade à sociedade”, destacou o pastor Genilson Souto.

Coordenador do Ministério da Ação Social, Gilson Pinheiro, ressalta que o todas as pessoas que forem diagnosticadas terão acompanhamento. A coordenação do mutirão firmou parceria com a Santa Casa de Itabuna que vai oferecer o acompanhamento.

“É um trabalho que realizamos durante todo o ano. Após terminado o mutirão, nosso trabalho prossegue, pois realizamos o acompanhamento de todos aquele que forem diagnosticados. É um trabalho que fazemos para a sociedade”, explica Gilson Pinheiro. Na rede particular o exame custa R$ 200,00.

Nas edições anteriores, pessoas de vários municípios do sul da Bahia, como Buerarema, Uruçuca, Ilhéus, Itajuípe, Arataca e São José da Vitória, entre outros, foram examinadas.