Associações comunitárias ilheenses são o público-alvo do Programa de Formação e Capacitação de Lideranças, lançado no Colégio Estadual do bairro Malhado, para 30 representantes das entidades. Na apresentação, feita pela diretora do Instituto Aliança, Solange Leite, os participantes foram informados sobre a proposta e conheceram as ferramentas capazes de fortalecer sua atuação.

O programa é uma parceria da Bahia Mineração (Bamin) com o instituto, cujo objetivo é dotar os líderes comunitários de um conjunto de informações fundamentais para aumentar sua capacidade de articulação política e de parcerias que proporcionem mais qualidade de vida para a comunidade. Definir a missão das associações, formalizá-las e prepará-las para conceber um planejamento estratégico estão entre os itens que compõem a pauta do treinamento.

“É importante que as lideranças conheçam os canais formais de reivindicação, saibam formular um bom projeto e como captar recursos para torná-lo realidade”, observou Solange Leite, destacando que essas orientações fazem parte do programa. Serão realizados cinco módulos: Levantamento das demandas, Aspectos contábeis das associações, Orientação e construção do planejamento estratégico, Captação e mobilização de recursos e Encontro de parceiros estratégicos.