rui cienciasAtualmente, cerca de 1.800 alunos de instituições públicas de ensino superior  da Bahia estão estudando em renomados centros acadêmicos do exterior, amparados pelo Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado da Bahia,  Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através das instituições de fomento Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As universidades estaduais UEFS, UESC, UNEB, UESB; e as federais UFBA, UFRB, IFBA e IFBaiano são responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes baianos em instituições de graduação e pesquisa no exterior. “A política educacional inaugurada no país desde a gestão do ex-presidente Lula e reforçado pela presidente Dilma Rousseff, coloca o país em posição de destaque no campo intercâmbio de conhecimento”, registrou o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa.
Rui pretende incentivar a expansão do Programa Ciências Sem Fronteiras no Estado e investir na expansão da pesquisa e conhecimento. “Isso significa aumentar o potencial profissional do estado. É uma maneira de oferecer, inclusive, perspectivas de futuro para os jovens, disponibilizando bolsas para graduação e doutorado no exterior”.
Incentivando o intercâmbio do conhecimento, acredita Rui, a Bahia será um celeiro agregador de experiências e conhecimento científico para as diversas áreas do mercado de trabalho. “Estamos formando profissionais qualificados”.

O campo da pesquisa também é um fator motivador para investimentos no programa para pesquisadores estrangeiros que queiram se aperfeiçoar em unidades de ensino no Brasil.