buzu 2Atendendo demandas apresentadas pela comunidade e por usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, a Secretaria de Transporte e Trânsito –Settran da Prefeitura de Itabuna determinou às empresas Rio Cachoeira e São Miguel, as duas concessionárias que operam o serviço, a criação de quatro novas linhas e a readequação de outras duas já existentes.  

As mudanças entram em fase experimental na próxima segunda-feira, 11, e, de maneira definitiva, a partir do dia 18, beneficiando diretamente moradores de 24 bairros periféricos, além do centro da cidade e a população da área rural do projeto agrícola Roça do Povo. Com a criação das novas linhas, o Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna passará a operar com 92 veículos, sendo dois destinados exclusivamente ao Transporte Cidadão.

Ao explicar o funcionamento das linhas implantadas e readequadas, o secretário de Transportes e Transito Clodovil Soares disse que elas foram definidas com base em estudo técnico que indicou, além da viabilidade, a demanda de passageiros nos percursos. As linhas criadas farão o seguinte itinerário: Bairro a Bairro (BB-32) servindo a linha entre o Condomínio Residencial Pedro Fontes 1 e bairro Fonseca; BB-76 que liga Nova Ferradas ao Maria Pinheiro; BB-72, que liga o Emanoel Leão ao Jardim América e o RB-85 (Rural a Bairro) que faz a ligação entre a Roça do Povo e o Hospital de Base.

As readequações implicaram na reativação e ampliação da linha BB-74 entre o Daniel Gomes e Jardim América (semianel rodoviário), além da substituição da BB-18 pela linha BB-35, que terá como itinerário os bairros Daniel Gomes e Manoel Leão. O secretário Clodovil Soares enfatiza que a reativação e reestruturação desta linha era uma das principais reivindicações dos usuários desde que foram desativadas em 2011, durante a gestão passada, quando houve a tentativa malsucedida de integração do Sistema.