O Porto de Ilhéus alcançou mais um marco em sua trajetória de crescimento e eficiência ao realizar, de forma simultânea, o carregamento de dois navios de longo curso. O navio SNOEKGRACHT, com 10.109,648 toneladas de níquel originário de Itagibá (BA) e destinado a Pori, na Finlândia, e o navio IRENE, com 9.355,405 toneladas de carga procedente de Araçuaí (MG) e destinada a Zhenjiang, na China, representam a pujança e a capacidade operacional do porto do sul da Bahia.

A operação ocorreu com 100% de ocupação dos berços do Porto de Ilhéus, evidenciando a plena utilização de sua capacidade instalada — resultado direto dos investimentos estruturantes promovidos pela Diretoria da CODEBA, com destaque para a obra de dragagem, que trouxe mais segurança, eficiência nas manobras de atracação e melhor operacionalidade.

*Com essas operações, o Porto de Ilhéus atinge o volume de 202.886 toneladas de janeiro a setembro de 2025, registrando também um crescimento expressivo de 74% nas receitas operacionais. Esse desempenho reforça a participação do Porto nas receitas globais da Autoridade Portuária Federal da Bahia – CODEBA, que atingiram 8%, consolidando sua relevância estratégica e viabilidade econômica” destaca Gilberto Rodrigues, gerente do Porto de Ilhéus.

Inteiramente público, o Porto de Ilhéus reafirma seu papel como instrumento de fortalecimento regional. Todos os investimentos foram realizados com recursos próprios da CODEBA, demonstrando o comprometimento e a visão de da atual gestão da Autoridade Portuária na Bahia em transformar o porto em um vetor de progresso econômico e social para o Sul do Estado, em plena sintonia com sua função pública e estratégica.

Foto: Neto Carriço