
Itabuna participa de encontro na UPB sobre o Programa Bahia Alfabetizada
A Prefeitura de Itabuna esteve representada pelo secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, no encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no Ministério Público estadual (MP-BA), em Salvador, contando com a participação de prefeituras sobre o Programa Bahia Alfabetizada.

Rosivaldo Pinheiro
Atualmente, 98% das prefeituras já aderiram ao programa cujo prazo de adesão se encerra na sexta-feira, dia 3 de outubro. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, estima que o índice chegue a 100%, já que a mobilização busca enfrentar a baixa taxa de alfabetização no estado.
“A Prefeitura de Itabuna vem fazendo um grande esforço para melhorar o desempenho na educação e já pode comemorar mudanças na curva para um viés de crescimento, melhorando 35 posições no ranking nacional”, comenta o secretário.
“Ainda assim, precisaremos fazer mais ações e estratégias para manter o nível de positividade e alcançar as metas de alfabetização, contribuindo de forma direta para tirar a Bahia do último lugar do ranking no país”, disse.
“As estratégias locais passam pela formação, atividades extras, recomposição de aprendizagens e abordagens específicas e organização das escolas para garantir motivação e participação dos alunos na prova de avaliação que acontecerá no início de novembro”, acrescenta Rosivaldo Pinheiro.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) apenas 36% dos estudantes baianos do 2º ano do ensino fundamental conseguem ler e escrever textos simples, considerado o pior desempenho entre os estados brasileiros. Em 2024, a média nacional foi de 59,2%, abaixo da meta de 60%.
Criado pela Lei Estadual nº 14.959, de 7 de agosto de 2025, o Programa Bahia Alfabetizada busca fortalecer a colaboração entre Estado e municípios para melhorar os índices de aprendizagem, tanto nos anos iniciais do ensino fundamental quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também prefeito de Andaraí, o presidente da UPB, Wilson Cardoso reforçou a importância da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será aplicada em todo o país entre 20 e 31 de outubro. Os resultados preliminares estão previstos para julho de 2026 e os finais para agosto do mesmo ano.