
Presidente da EMASA visita Assentamento Alemita e discute projetos de implantação da rede de água e sistema de esgoto
O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, visitou no sábado passado, dia 27, o Assentamento Alemita, onde foi recebido pela presidente e vice-presidente da associação, Valnice Oliveira e Maria Pereira, respectivamente.
A concessionária está desenvolvendo em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) o Projeto Soluções Integradas para o Saneamento do Assentamento Alemita.
De acordo com Ivan Maia, o projeto está em fase final de conclusão e as obras estão previstas para se iniciarem no mês de outubro. “O Assentamento Alemita conta com 32 famílias e aproximadamente 150 pessoas”, atestou.
“O projeto que está quase concluído indica a implantação de 1,8 mil metros de rede de água e sistema individual de tratamento de esgoto com biodigestor. Também atende a uma reivindicação do vereador Silas da Saúde (PSD)”, disse o presidente da EMASA.
No encontro, a agricultora Valnice Oliveira, que preside a Associação de Moradores do Assentamento Alemita, destacou a visão social da EMASA e da UFSB, em levar o saneamento básico para a comunidade que comemorou 20 anos de existência no dia 30 de agosto.
“Recentemente alunos da UFSB realizaram uma pesquisa com os assentados e todos estão ansiosos para em breve poder contar com água tratada e o sistema biodigestor no tratamento do esgoto”, afirmou.
Já a vice-presidente Maria Pereira fala do seu contentamento em ver o avanço do projeto e a consequente melhora nas condições de trabalho no campo e na qualidade de vida dos assentados.
“Temos que agradecer esse conjunto de ações que estão sendo realizadas pela EMASA e a UFSB aqui no Alemita e, principalmente, ao prefeito Augusto Castro (PSD). A chegada da água trará outra realidade para a vida de toda a nossa comunidade”, festejou a vice-presidente do assentamento.