Itabuna participa em Manaus do X Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde
A Prefeitura de Itabuna esteve representada entre os dias 6 e 8 de setembro no X Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A programação contou com palestras técnicas, estandes, feiras de artesanato e a Mostra “Norte-Nordeste Aqui tem SUS”, entre outras atividades.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, acompanhada de técnicos, participou das palestras e mesas de discussão que tiveram como tema central “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos desafios das mudanças climáticas e do acesso à saúde”.

Segundo a secretária, encontros como este se configuram como espaços democráticos e fundamentais para o fortalecimento do SUS. “Eventos como este se apresentam como um dos principais e mais democráticos espaços de discussões entre gestores e profissionais que atuam nas instâncias do SUS”, afirmou. Ela acrescentou ainda que a participação foi produtiva, pois possibilitou o debate de pautas importantes diante dos desafios enfrentados pela gestão em todos os níveis de atenção à saúde nos complexos territórios das regiões Norte e Nordeste.
Entre as palestras de maior destaque esteve a que abordou a “Resposta às emergências climáticas e os impactos na saúde no âmbito dos municípios das regiões Norte e Nordeste”. Também chamaram a atenção debates sobre “Impacto das mudanças climáticas na saúde das crianças no nível municipal das regiões Norte e Nordeste: associações entre o aumento da temperatura, diminuição da precipitação e mortalidade em menores de três anos”, “Cenários epidemiológicos e as novas diretrizes do Programa Nacional de Controle das Arboviroses no contexto das regiões Norte e Nordeste” e “Preparação e respostas das redes sociais com o uso de ferramentas de inteligência artificial no âmbito do SUS”.











