AACRRI apoia os Catadores na Festa da Farinha 2025 em Buerarema

A Festa da Farinha 2025, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Buerarema, terá um reforço especial este ano: a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) estará presente para dar suporte aos Catadores de Materiais Recicláveis do município.

O convite partiu da própria Prefeitura de Buerarema, que está organizando a implantação da coleta seletiva no município e o processo de formalização da Associação de Catadores. Nesse movimento, buscou o apoio da AACRRI, que hoje é referência no Sul da Bahia, e conta também com a parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, através do Núcleo de Gestão Ambiental – Programa Mãos que Reciclam.
No dia 10 de setembro, a tesoureira da AACRRI, Daniele dos Santos Pereira, o assessor técnico Marcos Vinicius Pedra Pereira e a assistente social da Defensoria Pública, Andréa Pires dos Reis, participaram de uma reunião na Prefeitura com a Chefe de Gabinete, Thamires de Navarro Soares, e a Coordenadora do NATE – Núcleo de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor, Thaysa Laleska de Araújo.
Durante a reunião, Daniele apresentou o trabalho da AACRRI e explicou como será o suporte durante a festa. Logo após, houve um encontro com os catadores locais, onde reforçou a importância da união da categoria para fortalecer a luta e garantir reconhecimento.
Thamires destacou que a Festa da Farinha é um evento que toda a população aguarda com expectativa, e reforçou o compromisso do prefeito Gerivaldo Souza Freitas (Gel da Farmácia) em realizar uma festa de qualidade e sustentável.

A assistente social Andréa Pires também compartilhou sua alegria em acompanhar mais uma vez esse processo: “é muito gratificante ver a participação dos catadores em eventos dessa dimensão. Com o suporte da AACRRI, o trabalho ganha ainda mais força e visibilidade”, ressaltou.
A Festa da Farinha 2025 acontece de quinta-feira, 17 de setembro, até domingo, 21 de setembro, prometendo reunir tradição, cultura e, este ano, um olhar ainda mais atento para a sustentabilidade e valorização dos catadores.











