Após a realização de uma vistoria técnica e tomar conhecimento do laudo elaborado pelos especialistas, a Prefeitura de Ilhéus deu início aos procedimentos para deflagrar o processo de recuperação do Teatro Municipal. A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) relacionou os equipamentos necessários para o funcionamento do teatro, os engenheiros do município estão estudando o projeto de reestruturação do prédio e o prefeito Jabes Ribeiro já entrou em contato com órgãos competentes para a formação de parcerias. “Mantivemos contato pessoalmente com dirigentes de órgãos do governo estadual e conseguimos apoio para a reforma do teatro”, informou o prefeito.

O presidente da Fundaci, Paulo Atto, explica que o teatro teve que ser fechado, conforme recomendação do laudo técnico realizado pelos engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Segundo o laudo, é preciso substituir a cobertura do sistema de ar condicionado e da calha metálica que cobre a plateia, bem como recuperar as vigas metálicas que estão sofrendo um adiantado quadro de corrosão. Ele garantiu que a interdição não trouxe danos à programação cultural do município. “De janeiro a junho, havia apenas seis espetáculos confirmados e quatro reservas”, afirmou.

Os técnicos constataram a existência de uma rachadura na calha metálica do lado direito da cobertura, o que permitiu a infiltração da água da chuva e provocou a corrosão de duas vigas metálicas que suportam parte do forro da plateia. Além disso, foi verificada que toda a estrutura metálica que sustenta a cobertura em telha de alumínio, que protege a casa de máquinas do sistema de ar condicionado, está em avançado estado de corrosão, “podendo desabar a qualquer momento”, conforme atesta o laudo.