tratorO secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, está bastante otimista com a notícia recebida na manhã desta quinta-feira, dia 12, da doação a Itabuna pelo Governo do Estado de mais um trator com implementos agrícolas. O equipamento será usado nos projetos das associações de produtores rurais e agricultores familiares no trabalho de adubação e preparação das áreas para plantio de hortigranjeiros.

A boa notícia foi transmitida por meio de uma ligação telefônica do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira. Segundo ele, a doação do equipamento foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA).

 

Esse é o segundo trator que a Prefeitura de Itabuna recebe só neste ano. O primeiro, de uma emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), foi entregue no mês passado ao prefeito Augusto Castro (PSD) pelo secretário João Carlos Oliveira durante as comemorações dos 111 anos de aniversário do município.

O deputado Paulo Magalhães, que também participou das festividades havia prometido aos agricultores familiares e às autoridades o novo equipamento. “Ele cumpriu a promessa mais cedo do que esperávamos”, comemorou Moacir Smith, que destacou a parceria dos dois parlamentares federais baianos que em muito cooperam com os esforços do poder público em assegurar assistência técnica e extensão rural tão necessária a quem trabalha no campo.

O titular da Agricultura e Meio Ambiente lembra que atualmente o município conta com 19 associações de agricultores que reúnem mais de 600 pessoas que produzem hortigranjeiros para abastecer o mercado consumidor local e regional. Com a chegada de mais um trator com os implementos agrícolas haverá mais agilidade e dinamismo nas ações e projetos desenvolvidos pelos técnicos da prefeitura.

“Máquinas como essas, contribuem de forma significativa para as atividades agrícolas, o que inclui a preparação e correção do solo, aplicação de adubos e até mesmo plantio de sementes. Com a expansão da produção e produtividade há, consequentemente, a geração de emprego e renda e uma melhor qualidade de vida da população que é uma das prioridades da administração do prefeito Augusto Castro”, concluiu o secretário.