:: 20/nov/2025 . 10:30
Etnoturismo Pataxó da Bahia é destaque na COP30
Com os olhares do mundo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém (PA), o turismo sustentável desenvolvido na Bahia teve destaque entre as plenárias. Participantes do evento conheceram o trabalho do Instituto Pataxó de Etnoturismo, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, no extremo sul baiano. O território indígena ocupa uma área de 827 hectares de Mata Atlântica, na Costa do Descobrimento, onde turistas podem vivenciar a experiência imersiva na cultura Pataxó, com atividades que promovem o respeito às tradições da etnia e estimulam a preservação ambiental, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
A apresentação foi feita por Juari Pataxó, diretor do Instituto e integrante da comitiva de lideranças indígenas baianas que está na COP30, defendendo os direitos dos povos originários, em sintonia com a proteção do meio ambiente. “Mostramos como o projeto de etnoturismo e etnovivência sustentável da Reserva da Jaqueira registrou muitos avanços, nos últimos anos, sendo um dos mais bem sucedidos da Bahia e do Brasil, com impactos ambientais positivos. A parceria com a Setur-BA é fundamental nesse processo, que segue para novas conquistas”, explicou.
Para impulsionar o turismo comunitário indígena na Costa do Descobrimento, a Setur-BA realiza ações de estruturação e divulgação nacional e internacional do segmento, com a capacitação de mão de obra para qualificar o atendimento aos visitantes. Elas integram a estratégia da pasta, de diversificar a oferta turística na Bahia, disponibilizando novos produtos e experiências.
Valorização inédita: Itacaré paga 13º a contratados pela primeira vez na história e antecipa benefício dos concursados

Nego de Saronga
Albert Queiróz
A Prefeitura de Itacaré realiza na quarta-feira (19) o pagamento do 13º salário para todos os servidores públicos municipais. Além de garantir o benefício aos servidores concursados, a gestão do prefeito Nego de Saronga também assegurou — pela primeira vez na história — o pagamento integral do 13º salário a todos os servidores contratados de todas as secretarias, sem exceção.
A iniciativa representa um marco para o funcionalismo público municipal e reforça o compromisso da gestão com a valorização e o reconhecimento dos trabalhadores que atuam diariamente para o desenvolvimento da cidade. A antecipação do pagamento também movimenta a economia local, fortalecendo o comércio e beneficiando diretamente centenas de famílias.
De acordo com o prefeito Nego de Saronga (PT), a medida é fruto de planejamento fiscal e responsabilidade com o dinheiro público. “Hoje reafirmamos o compromisso que assumi desde o primeiro dia: cuidar das pessoas que cuidam de Itacaré. Pagar o 13º de forma antecipada e garantir, pela primeira vez na história, que todos os servidores contratados também recebam o benefício é um gesto de respeito, reconhecimento e valorização. Nosso servidor é parte fundamental da transformação que estamos construindo na cidade, e cada avanço só é possível porque temos uma equipe dedicada, comprometida e que trabalha com amor por Itacaré”, destacou.
Contas do exercício de 2024 da EMASA são aprovadas pelo TCM-BA

Raymundo Mendes Filho
As contas referentes ao exercício fiscal de 2024 da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) no último, ano sob a presidência de Raymundo Mendes Filho, foram aprovadas na manhã de hoje, dia 19, em julgamento 36ª sessão ordinária da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
Na tribuna, o advogado Jeffiton Ramos fez a sustentação oral e salientou que o ex-presidente Raymundo Mendes Filho foi o precursor com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do Projeto Mais Água para a Cidade, que acabou com a intermitência no abastecimento de água do município em mais de em 80%.
“O ex-presidente Raymundo Mendes Filho operou e trabalhou com muita transparência em sua gestão, fato que os dados aqui analisados nesta Corte de Contas demonstram. Com o prefeito Augusto Castro, ele foi o responsável pela elaboração e execução do Projeto Mais Água para a Cidade I e II, que contribuiu para o fim do fornecimento irregular de água na cidade de Itabuna”, lembrou o advogado.
O conselheiro do TCM-BA Paulo Rangel, relator do processo 08886/2025, votou pela aprovação com ressalva e sem aplicação de multa. Para ele, a ausência de análise de uma auditória independente, contribuiu para a ressalva.
- 1












