Após passar por uma pequena reforma, a Área de Convivência do Centro de Estudos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), foi reaberta na manhã de terça-feira, dia 11, com uma solenidade religiosa.

A ocasião foi marcada por um momento de fé e devoção com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida contando com a presença de colaboradores e coordenadores da unidade hospitalar. A bênção foi conduzida pelo Padre Diego de Oliveira Americano, coordenador da Diocese de Itabuna, em um gesto simbólico de acolhimento, união e bem-estar.

 

A doação da imagem da Santa ocorreu por meio de contrapartida de convênio firmado entre o Centro de Estudos do HBLEM e a Escola Técnica STARTEC, atendendo ao pedido de muitos fiéis — entre estudantes, acompanhantes de pacientes e colaboradores — que costumavam parar em frente ao local para suas orações.

A nova imagem permanecerá de forma permanente no espaço que abrigou, provisoriamente, a imagem de Nossa Senhora das Graças durante o período de reforma e ampliação do novo Hospital de Base.

Frequentado diariamente por alunos e docentes, a Área de Convivência foi projetada para proporcionar momentos de recolhimento, interação, diálogo, descanso e aprendizado a estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino durante o Estágio Supervisionado. As melhorias realizadas tornaram o local mais acolhedor e funcional para seus frequentadores.

 

O Hospital de Base é considerado um hospital-escola por acolher estudantes de diferentes áreas da graduação em saúde e manter dois programas de residência médica, desempenhando papel essencial na formação prática e no aprimoramento profissional dos futuros trabalhadores da saúde.

Daí a importância das parcerias firmadas entre a coordenação do Centro de Estudos e as instituições de ensino, como escolas técnicas, faculdades e universidades, que contribuem para fortalecer o compromisso com a educação, a pesquisa e a assistência de qualidade.

A reestruturação da Área de Convivência do Centro de Estudos contou com a contrapartida de várias instituições conveniadas, dentre elas: Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI), Instituto de Educação Profissional (IEPROL), Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde – Itabuna (CEEP), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Faculdade UNOPAR – Polo Ilhéus e Prospera Cursos.