
Entre desafios e conquistas, o orgulho de ser professor!
Monica Ralile
Ser professor é uma das tarefas mais nobres e, ao mesmo tempo, mais desafiadoras da sociedade contemporânea. O educador não é apenas um transmissor de conhecimentos, mas também um formador de cidadãos críticos, éticos e conscientes do seu papel no mundo, é coexistir entre o ideal de transformar e a dura tarefa de resistir. É conduzir o sentido e a beleza de uma profissão que molda todas as outras. No olhar de cada aluno, o educador encontra um novo motivo para continuar, mesmo quando o caminho +parece árduo e os desafios se multiplicam.
Não é simples ser professor em tempos de mudanças rápidas, desvalorização e incertezas. Exige-se muito preparo, paciência, empatia, criatividade. A cada desafio enfrentado, há uma conquista que se revela. A cada desânimo, um recomeço. É acreditar que o conhecimento é a ferramenta mais poderosa de transformação social e pessoal.
Os verdadeiros mestres não formam apenas mentes, mas também corações, transformam vidas deixam marcas que o tempo não apaga, pois fazem da educação um ato de esperança e de fé na humanidade
Ser professor é mais do que exercer uma profissão — é assumir um compromisso com o futuro, com a esperança e com o poder da educação. E apesar de todos os obstáculos, o orgulho de ser professor permanece intacto, firme como um farol que ilumina caminhos e inspira vidas. Por isso, a cada dia, celebramos esses mestres que, com dedicação e coragem, transformam o mundo por meio da educação.
—
Monica Ralile é escritora e educadora em Ilhéus
Amei
Suas palavras Mônica.
Como Professora agradeço
Linda!!!
Li com maior interesse esse texto referente ao dia dos(as) professores(as). Un abraço carinhoso
Já fui professora e essas suas palavras acolhem, não somente aos que são da área mas a todos os outros indivíduos! Amei as palavras e de fato são verdadeiros mestres, quais não formam somente mentes mas corações.