
Rafael Gama lança Abiã na Festa Literária Internacional de Canudos
Livros de autores sulbaianos também estão presentes na FLICAN
O poeta, professor e produtor cultural grapiúna Rafael Gama lançou seu novo livro de poesias “Abiã” na Festa Literária Internacional de Canudos FLICAN 2025. A FLICAN traz como tema central “Literatura e tradições populares: outros sertões, outros olhares“.

Rafael Gama com Jackson Costa
O evento faz homenagem especial ao fotojornalista baiano Evandro Teixeira (1935 – 2024), autor da obra “Canudos, 100 anos”, lançada em 1997.
A extensa programação contempla cafés literários, cirandas de palavras, várias exposições, shows musicais e poéticos, performances e oficinas e outras atividades. Há também estandes com artesanato e produtos da agricultura familiar local.
Na ocasião, Rafael Gama também representou o Movimento Cultural Alvorecer e a Editora Via Litterarum no Stand de livrarias da festa.
Autoras e autores de Itabuna e região como Daniel Thame, Maria Rita Prudente, Ruy Póvoas, Cyro de Mattos, Aldo Bastos e Mônica Ralile representaram a literatura sul baiana no evento.
“Abiã”, termo que dá título ao livro, é conceito que designa o aprendiz na trajetória iniciática dos povos de terreiro e o livro apresenta o olhar poético presente nas experiências por ele vivenciadas desde sua chegada ao Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, terreiro de origem Nagô, nação Ijexá, situado no sul da Bahia e que tem como Babalorixá, o também poeta, escritor e professor Ruy do Carmo Póvoas.