:: 1/jun/2025 . 16:18
Hospital de Base de Itabuna encerra XII SIPAT
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), encerrou na quinta-feira passada, dia 29, as atividades da XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), em parceria com os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a SIPAT teve como foco central a saúde mental dos trabalhadores.
O tema escolhido para este ano foi “Mente Saudável, Trabalho Seguro”, com palestras dos psicólogos do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CEREST), Gabriel Sauer sobre “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” e Paulo Carvalho sobre “Saúde Mental”.
ONG Planeta dos Bichos repudia mutilação de cão em Ilhéus
A ONG Planeta dos Bichos manifestou seu mais absoluto repúdio ao ato de extrema crueldade ocorrido na manhã do dia 31 de maio de 2025, no Alto São João, bairro Teresópolis em Ilhéus. O crime resultou na mutilação de um cão da raça pinscher, com a amputação de uma de suas patas, um ato bárbaro e covarde que causa profunda indignação e revolta em toda a sociedade.
“É inadmissível que, em pleno século XXI, atos de tamanha violência contra seres inocentes e indefesos ainda sejam cometidos. Tal comportamento não apenas afronta as leis de proteção animal vigentes em nosso país, como também fere os princípios de humanidade e respeito à vida, valores indispensáveis para uma convivência digna e civilizada”. Diz a ONG.
A Planeta dos Bichos repudia com veemência toda e qualquer forma de violência contra animais e reforça a importância de que as autoridades competentes atuem com rigor, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), para que crimes dessa natureza não passem impunes.
“Animais são seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e sofrimento, e merecem ser respeitados e protegidos. Toda forma de violência contra animais é crime, e a conivência com a impunidade é uma afronta à vida. Seguiremos firmes em nossa missão de defesa e proteção dos direitos dos animais e convidamos a comunidade a denunciar toda e qualquer crueldade às autoridades competente”. afirma a.entidade..
Nova escola em tempo integral transforma ensino e inspira futuros cientistas em Barra da Estiva
Espaços que incentivam a ciência, a sustentabilidade, o esporte e a cultura agora fazem parte da rotina de mais de mil estudantes em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Inaugurada oficialmente neste sábado (31), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana oferece estrutura moderna com teatro, biblioteca, restaurante estudantil, quadra e campo society, e já inspira alunos a sonharem com o futuro profissional em áreas como biologia e biomedicina. O investimento do Governo do Estado na obra ultrapassa os R$ 27 milhões.
“A gente passou a ter vários incentivos de projetos. Um dos que vamos inscrever na Feira de Ciências esse ano, é de reciclagem de tecidos. Mas também temos um projeto de fabricação de papel com reuso, para redução de custos da escola com papelaria e do meio ambiente, com o descarte. Eu creio que a ciência é uma forma de tornar o futuro melhor”, contou a estudante Marcelly Dias, aluna do 3° ano, que tem pensado em biologia como carreira profissional quando terminar o ensino médio.
Durante a agenda oficial do governador no município, Jerônimo Rodrigues visitou as instalações da escola e os projetos dos estudantes e comentou o potencial das novas estruturas para a educação dos jovens de Barra da Estiva.
- 1