Delegações da Bahia, Alagoas, Piauí, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco paticiipam do primeiro encontro do MAR-Movimento dos Atingidos por Renticiováveis.  Na primeira roda de debates, foi possível perceber como a exploração predatória pelos grandes empreendimentos se articula em suas diversas frentes, como a mineração e a energia. *E o quanto é importante que as comunidades impactadas atuem juntas na resistência a este modelo*.

A quem interessa o que chamam de desenvolvimento? Esta foi uma das pergunta que ecoou, junto com a certeza de que precisamos de um movimento bem articulado para defender nossa terra, nossa água, nossos territórios e recursos naturais.

A mesa de abertura levantou esses questionamentos a partir da análise da conjuntura nacional feita por José Josivaldo Alves, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB; Pedro D’Andrea, militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM; e Nevinha Valentim, articuladora do MAR.