Foi realizado  o Seminário “Escola de Teologia para Leigos 36 anos: tecendo redes, pesquisas e saberes”, no Auditório Jorge Amado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na ocasião, foi efetivado o acordo de Cooperação Técnica entre a Diocese de Ilhéus, a Uesc e a Uneb, já publicado no Diário Oficial Estado.

A parceria prevê a elaboração e a execução de atividades conjuntas de pesquisa e extensão, capacitações, realização de seminários, encontros acadêmicos e programas especiais, desenvolvimento de atividades de intercâmbio técnico científico, realização de treinamento oferecidos por ambos os partícipes, oportunidade para realização de programas de aprimoramento de pessoal, além de outras atividades julgadas de interesse comum.

A solenidade contou com a presença do professor Maurício Moreau, reitor em exercício; do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa; dos professores Sandra Célia Coelho da Silva, representando a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Isabel Cristina Alves, diretora da Uneb, Campus XXI (Ipiaú); Marcelo Costa, coordenador de Projetos de Extensão da Uneb; Cristiano Bahia, pró-reitor de Extensão da Uesc; e do diretor da Etel, Padre Damião Conceição Borges, para a mesa de abertura.

O reitor em exercício destacou a relevância da parceria tanto para a Instituição quanto para a comunidade em geral e lembrou a aproximação entre a Igreja e a Universidade, inclusive com o reitor, Alessandro Fernandes, palestrando para o clero diocesano.

Moreau também ressaltou a abrangência do convênio, fortalecendo a interdisciplinaridade e estimulando a interação entre diferentes áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, História e outras Ciências Humanas. Isso contribui para uma visão mais complexa e aprofundada dos fenômenos sociais e culturais.

Como instituição de ensino e pesquisa, a Universidade se beneficia da produção de novos conhecimentos. Essa produção pode servir de base para futuras pesquisas, além de contribuir para a formação de novos pesquisadores.

“A Uesc, ao abrigar este evento, consolida seu papel como um espaço de produção e disseminação do conhecimento, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do saber e fomentando a pesquisa e a extensão”, afirmou o reitor em exercício.

O pró-reitor de Extensão, Cristiano Bahia, frisou que o convênio e o seminário representam importantes oportunidades de extensão universitária, ao aproximando a academia da comunidade, promovendo a democratização do conhecimento ao abrir espaço para a participação de leigos, a Uesc cumpre seu papel social de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento da região.

O bispo Dom Giovane Crippa salientou que tornar a teologia acessível a um público mais amplo, contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Fortalece também a comunidade quando promove o encontro de pessoas com diferentes origens e perspectivas, e fomenta o diálogo e a construção de redes de colaboração, inspirando novas ideias e projetos, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da sociedade contemporânea.

Prestigiaram a cerimônia, servidores da Universidade e membros da comunidade externa.

(Foto Julia Barreto)