O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, participou na noite de ontem, dia 30, do Projeto “Queremos Saber” da Câmara de Vereadores de Itabuna. A cada mês, o Legislativo promove palestras seguidas de debates e apresentação de sugestões sobre temas de interesse da comunidade.

Durante sua explanação, o presidente da EMASA destacou os projetos estruturantes realizados pela empresa nesses pouco mais de dois anos e meio da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a exemplo do Mais Água para a Cidade. Além da modernização das ETAs (Estação de Tratamento de Água), nos bairros Nova Ferradas e São Lourenço.

“Ainda no período de transição, constatamos que o maior desafio da EMASA seria solucionar o abastecimento irregular, quando alguns bairros chegam a receber água a cada 15 dias. A coragem e a determinação do prefeito Augusto Castro foram de suma importância para tornar realidade o Projeto Mais Água para a Cidade”, disse Raymundo Mendes Filho.

Ele também lembrou que o Mais Água para a Cidade foi iniciado com recursos próprios e, no decorrer de sua execução, o prefeito de Itabuna conseguiu sensibilizar o governador Jerônimo Rodrigues e firmar a parceria com o Governo do Estado para a conclusão do projeto.

“O bom trânsito do prefeito Augusto Castro junto a outras esferas governamentais proporcionou a participação do Governo da Bahia, que será responsável pela montagem e instalação dos dois reservatórios que constam do projeto”, afirmou o presidente da EMASA.
Durante sua explanação, o presidente chamou a atenção para os investimentos na modernização das estações, o Projeto de Captação em Tempo Seco, que vai amenizar o descarte de parte do esgoto in natura no Rio Cachoeira, na área central da cidade.

Além disso, falou sobre a reforma do Escritório de Atendimento e a implantação da leitura com a entrega simultânea da conta e do aplicativo de celular para autoatendimento ao cliente.

Durante a prestação de contas do presidente da EMASA, o plenário Vereador Raymundo Lima contou com a presença de representantes de associação de moradores, líderes sindicais e pessoas da comunidade. Também acompanharam a fala de Mendes Filho, os diretores da EMASA José Silva Santos (Planejamento), Marcelo Pessoa (Administrativo), a coordenadora do Setor Jurídico Fabiana Rocha, o gerente Administrativo José Erivânio Sobreira (Babá Cearense) e coordenador de Controle de Serviço José Hugo Argolo.