Estudantes da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, em Salvador, embarcam nesta terça-feira, 1º/8, para o Rio de Janeiro. Eles vão competir no Festival SESI de Robótica Off Season, que acontece de 2 a 4 de agosto, na Marina da Glória.

 

As duas equipes baianas embarcam no Aeroporto de Salvador e ficam no Rio até o dia 5 de agosto, quando será realizada a premiação dos destaques da competição. A delegação da Bahia é composta por 17 pessoas, sendo 12 alunos, três técnicos e dois coordenadores.

 

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento vai reunir 90 equipes, de 24 estados brasileiros. A competição reunirá três modalidades de robótica – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC), que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg. A Bahia participa em duas modalidades.

 

O Festival Off Season é considerado um torneio de padrão internacional, o que exige das equipes um nível técnico mais avançado nas diversas modalidades e o domínio do inglês nas apresentações.

As duas equipes da Bahia vão competir nas modalidades F1 In Schools e FIRST Tech Challenge (FTC). Na F1 In Schools, quem representa a Bahia é a veterana Sevenspeed, a primeira equipe da modalidade no estado e uma das 5 primeiras escuderias nacionais, que está completando 5 anos na competição. A Sevenspeed tem no histórico o feito de ter representado o Brasil na etapa internacional de F1 In Schools, em Abu Dhabi, em 2019.

 

A outra equipe é a XMachine, que vai defender a Bahia na FTC. Também da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, a XMachine é uma categoria avançada com robôs de até 19 quilos. A equipe contabiliza diversas participações em competições nacionais, tendo na bagagem três premiações em festivais nacionais de robótica.

 

Líder de robótica da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, o professor e técnico Robson Nunes, está animado com o desafio que as equipes vão enfrentar. “Falo para os alunos que esta é uma oportunidade única na vida deles de se apresentar

neste tipo de evento. Nossa expectativa é de trazer muito aprendizado na bagagem e algum prêmio. Vamos com uma equipe preparada”, explica o treinador.

 

Robson Nunes explica que a competição é de referência internacional. “A regra subiu, o nível de dificuldade subiu e a perspectiva é deixar as equipes mais preparadas para as próximas competições que vêm por aí”.

 

Durante a competição, além das provas técnicas de cada modalidade – a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena – os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1.

 

Os estudantes também precisam desenvolver projetos de empreendedorismo, realizando um plano de marketing e a gestão financeira das equipes.

 

A Escola SESI Bahia investe e acredita que a participação dos seus alunos nas competições de Robótica é transformadora e muito significativa na formação de um cidadão mais consciente e determinado em fazer a diferença no mundo do trabalho.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE AS EQUIPES

 

F1 IN SCHOOLS – EQUIPE SEVENSPEED

o   Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.

 

o   A SEVENSPEED está completando cinco anos de existência e vai participar do Festival com quatro alunos, sendo duas meninas e dois meninos.

 

o   Se depender do novo engenheiro da equipe o aluno Guilherme Santos, o carro da Sevenspeed vai surpreender os avaliadores pelo estudo técnico aplicado na concepção do corpo do carro e seus acessórios, com destaque para as rodas. A meta é baixar radicalmente o tempo de corrida e não levar nenhuma penalidade nas medidas oficiais estabelecidas no regulamento técnico.

o   Professor/Técnico: Robson Nunes

 

o   INOVAÇÃO – Outro ponto forte da equipe é o estande da escuderia, que vai inovar apresentando todos os portifólios e história da equipe através do Metaverso Seven.

 

 

FTC – EQUIPE XMACHINE

o   Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

o   A equipe XMACHINE será representada por oito alunos, sendo três meninas e cinco meninos, com destaque para o líder da equipe João Campos, que tem muita experiência e conhecimento técnico na construção e condução do robô. Para o Festival todos os critérios de avaliação foram revistos e aprimorados, em especial o portifólio de engenharia e o design do robô.

o   Professor/Técnico – Thiago Moreno