Itabuna prestou homenagem a 18 personalidades de vários segmentos, na noite desta quinta-feira (27), com a entrega da Comenda Firmino Alves, no Teatro Candinha Doria. Da relação, constam profissionais liberais, autoridades religiosas e políticos, como o governador Jerônimo Rodrigues e o deputado estadual e seu líder na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (veja lista ao final).

O prefeito Augusto Castro presidiu a solenidade de concessão da honraria nos 113 anos de emancipação de Itabuna. No seu discurso, enfatizou a importância e o impacto de Itabuna para o sul da Bahia e agradeceu a contribuição dos homenageados para o município. “Se Itabuna está bem, Itapé, Buerarema, Ibicaraí, Ilhéus e Itacaré no turismo e os demais municípios do Sul da Bahia também estarão bem, crescendo e se apoiando no nosso desenvolvimento”.

O prefeito ainda conclamou a sociedade regional a aproveitar o boom que a região terá com a chegada de investimentos em modais como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “[São] investimentos que vão estimular muito mais o desenvolvimento da região Sul da Bahia. Por isso, precisamos nos unir para a atração de novos negócios: polos de logística e moveleiro, atração o algodão e a soja do Oeste e o turismo no Litoral Sul, do minério e a celulose cujo destino são o Porto de Ilhéus e passam por Itabuna”, acrescentou.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito fez uma espécie de prestação de contas, lembrou de como estavam as contas da Prefeitura ao assumir e enfatizou a condição favorável dos cofres públicos, posição que possibilitou a obtenção de empréstimos e financiamentos nacionais e internacionais.

Ainda falou do apoio dos governos de Jerônimo Rodrigues e de Luiz Inácio Lula da Silva para o desenvolvimento de Itabuna, além de deputados e senadores. Um dos deputados, Rosemberg Pinto, foi homenageado com a Comenda. “Quero parabenizar cada homenageado pelo merecimento que prestaram serviços e continuam prestando ao nosso desenvolvimento. Parabéns, Itabuna 113 anos de história, de luta e de resistência”, completou o prefeito.

COMENDA “COLETIVA”

HOMENAGEADOS

Dentre os nomes homenageados, grandes histórias de vida e contribuições para a sociedade grapiúna, a exemplo do pastor Geraldo Meireles, da Igreja Batista Teosópolis, e um dos líderes da ação de auxílio às vítimas da segunda maior enchente da história de Itabuna. A IBT serviu quase 20 mil refeições a desabrigados em dezembro de 2021 e desenvolve ações sociais e de saúde. Antes, no início dos anos 2000, ajudou a fundar o Banco do Povo de Itabuna, instituição comunitária de crédito que é exemplo baiano na modalidade.

Ainda entre os homenageados, a educadora Leninha Vila Nova, que liderou o processo de reestruturação da rede de educação estadual no sul da Bahia, principalmente em Itabuna, na gestão encerrada no primeiro semestre deste ano, quando foi nomeada superintendente de Polícias da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (SEC), Pasta hoje comandada pela ex-reitora da Uesc Adélia Pinheiro. Abaixo, a lista completa.

LISTA DOS HOMENAGEADOS

Governador Jerônimo Rodrigues
Vice-governador Geraldo Junior
Secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro
Deputado estadual Rosemberg Pinto
Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes Santana
Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz
Médica Mércia Alves da Silva Margotto
Médico e bioquímico Baldoíno Lopes Azevedo
Médico-cirurgião Eduardo Fontes Neto
Médico Humberto Barreto de Jesus
Professora Leninha Vila Nova
Musicista Maria de Lourdes Dantas Andrade
Padre Acássio Alves da Silva
Padre Tony Valério Rodrigues dos Santos
Pastor Carlito Machado Fiel
Pastor Geraldo Santos Meireles
Pastor Éder de Jesus Lima
Empresário Pedro Henrique Silva de Assis