O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI), obteve resultado positivo da análise microbiológica de alimentos. A inspeção foi realizada no mês de março pela empresa autorizada (Bahia Analítica).

A inspeção, que faz parte do controle sanitário e integra o Programa de Segurança Alimentar da unidade hospitalar, foi acompanhada pela coordenadora do Setor de Nutrição do HBLEM, Maria Luiza Souza.

Foram coletadas amostras das refeições servidas aos funcionários, pacientes e acompanhantes, além da coleta da dieta enteral – manipulada para atender os pacientes que fazem uso de sonda nas enfermarias e nas UTIs. “A análise deve ser feita para termos certeza do controle de qualidade da segurança alimentar”, disse a coordenadora.

A inspeção também incluiu o controle de temperatura dos alimentos, desde o momento da cocção até a hora da distribuição. Vale ressaltar que essa é uma rotina que integra o serviço de nutrição do Hospital de Base.

Após a análise em laboratório contratado pela unidade hospitalar, foi emitido no último dia 3, o laudo que certifica todos os parâmetros de controle. “O resultado da análise foi satisfatório, dentro do que pede a legislação normativa em relação à qualidade higiênico-sanitária”, declarou a nutricionista.

O presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., reforçou que tais análises são fundamentais para manter o padrão de qualidade durante os processos de manipulação, armazenamento e distribuição das refeições.

”O Hospital de Base se preocupa com a questão da segurança alimentar e preza pela qualidade das refeições servidas diariamente no ambiente hospitalar”, finalizou.