FOTO ASCOM ACI (72)

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, no auditório do Hospital de Olhos Beira Rio, micro e pequenos empresários dos ramos de hotelaria, salão de beleza, panificadora, oficina mecânica e mercados para o lançamento oficial do Programa Empreender que visa fomentar e desenvolver os pequenos negócios do município, a fim de, torná-los competitivos, unindo profissionais do mesmo setor.

Adriano Câmara FOTO ASCOM ACI (105)O economista e especialista em varejo e cultura da cooperação, Adriano Câmera, destacou o tema: Associativismo de Impacto: O Empreender reorientando empresários, e pontuou cenários atuais e futuros, além de destacar a importância da união entre empresários do mesmo seguimento. “O programa retorna para Itabuna para desenvolver a economia dela no chamado núcleos setoriais, para buscar soluções de problemas apontados pelos próprios empresários. É uma nova forma de estar promovendo o associativismo, a quebra do isolamento empresarial e o aumento da competitividade da micro e pequena empresa’, destacou.

Para microempresária, Jocimara Santos, proprietária de um salão de beleza, o Projeto já iniciou desmistificando um conceito que ela tinha desde o início do seu negócio: “Eu sempre vi os profissionais do mesmo setor como meus concorrentes, mas agora olhando pela ótica apresentada, se estivermos unidos, teremos a possibilidade de crescer e melhorar as nossas empresas. Já estou na expectativa de começar o projeto, na prática, e poder aplicar tudo que for passado. Eu acredito que essa junção dos profissionais irá alavancar os setores e profissionalizar ainda mais o segmento”, disse.

FOTO ASCOM ACI (42)Esse é o mesmo pensamento do empresário, Newton Isozaki, que atua no segmento de máquinas agrícolas e industriais. “Essas ações nos fortalecem como entidade, fortalece o município e nos fortalece como empresários também. Esse projeto chega para mudar o município, injetar um novo ânimo na cidade, que é referência no comércio no interior da Bahia. Com este projeto, os empresários, do mesmo setor, terão condições de discutir soluções para as dificuldades comuns, e juntos resolver problemas que há muito tempo os aflige, e isso é muito importante, ” celebrou.

O programa permite ao empresário uma consultoria gratuita sobre como melhorar a gestão do seu negócio, a partir de ações específicas voltadas para cada segmento de mercado, na cidade ele será acompanhado pelo consultor Valdemir Souza. E está sendo desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia – Faceb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

O vice-presidente da ACI, Eduardo Carqueija Júnior informou que o lançamento do Empreender já mostra o sucesso que ele será para a região. “Esse primeiro momento já mostrou para os empresários que, apesar de concorrentes, há muitos pontos que os unem, então o resultado de hoje, nos deixou bastante satisfeitos e temos a certeza que o Programa será um sucesso”, concluiu.