sangueDia 25 de novembro é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A equipe do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, organizará nesta  sexta-feira (23), uma ação com apresentação do Coral da Santa Casa, café da manhã, voz e violão e distribuição de brindes para os doadores presentes. A ação terá início às 08:00 h e segue durante todo o dia.

De acordo com o Coordenador de Captação Adelson Bispo, o Banco de Sangue da Santa Casa, fornece sangue e hemocomponentes para vários hospitais do município de Itabuna, precisando de aproximadamente 1.200 bolsas de sangue por mês, para manter o estoque regulador. “São solicitadas ao Banco de Sangue, uma média de 1.000 bolsas de sangue por mês, para manter o estoque regulador dentro do limite ideal, precisamos de 1.200 bolsas. Neste mês de novembro, foram coletadas apenas 450 unidades. Essa queda na doação se dá, principalmente, por conta dos feriados prolongados, quando muitas pessoas viajam e consequentemente deixam de comparecer ao Banco de Sangue”, relatou Adelson.

O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Marcus Vinícius, compareceu na manhã de hoje, ao banco de sangue, para realizar a sua doação e aproveitou para convidar a todos para aderirem a campanha do banco de sangue. “Nessa época do ano temos muitos feriados e consequentemente o número de acidentes de trânsito aumentam, aumentando também, a necessidade de sangue. O estoque do banco de sangue está em baixa, por isso, convoco os colegas da corporação e membros da sociedade em geral, para realizarem também a sua doação. Doar sangue é ajudar a salvar vidas”, enfatizou o inspetor.

Requisitos básicos para doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH), pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 69 anos, e ter boa saúde. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal.

Os doadores devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna, que fica localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho, onde passarão por uma triagem detalhada antes de efetuar a doação.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e aos sábados das 07h às 12h. Domingos e feriados não há funcionamento. Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (73)3214-9126.