
Em nova disputa territorial, Ilhéus e Itabuna brigam pela área do Makro

A ´briga´ pelo Makro envolve também o Cidadelle
Depois que a Prefeitura de Itabuna anunciou que uma equipe de agrimensores já está medindo os novos limites, com mudanças no Cerrado, entroncamento 21, próximo ao Rio Japu, Ilha do Quiricó, Rio Cachoeira, Fazenda Santo Antônio e a área do Makro, na BR-415; o que inclui a área do Makro, o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, disse que vai lutar para impedir a alteração.
Segundo a Prefeitura de Itabuna, , o território foi ampliado com 17 novos pontos e a demarcação foi feita com base nos estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com o IBGE.
O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, reagiu em entrevista a uma rádio, onde afirmou que “vai à luta” para impedir os novos limites entre as duas cidades. Nazal afirma que ligou para a SEI , “que afirmou não ter conhecimento da informação”.
Nos mapas interativos que mostram as mudanças entre os limites de 2010 e 2018, disponibilizados no site da SEI (www.sei.ba.gov.br), não só o Makro como o prédio do Cidadelle passaram a estar no território de Itabuna.
Nazal promete “ir pra cima”
“Se ninguém tomar conta eu vou para cima, porque não vou permitir, até como cidadão ilheense. Porque eu não vou permitir (que passem por cima de) uma coisa que está estabelecida, participada, acertada, para que a gente não tome qualquer prejuízo”, reforça Nazal.
A briga entre as duas cidades começou quando o Estado resolveu atualizar os limites dos 417 municípios, dos quais 362 já foram mudados através de lei aprovada na Assembleia Legislativa, incluindo o de Itabuna e Ilhéus.
A atualização dos limites intermunicipais foi autorizada pela Lei Estadual Nº 12.057 de 11 de janeiro de 2011 e já foram atualizados os limites de 364 do 417 municípios baianos. Os outros já tiveram os estudos técnicos concluídos e tramitam na ALBA como Projeto de Lei.
No mapa interativo da SEI, é possível comparar os limites de 2010 com os novos, lado a lado. A divisa entre Itabuna e Ilhéus na BR-415 passou a ser o local da foto. Esta mudança foi autorizada por lei estadual. (A Região online)