vacinaO Ministério da Saúde solicitou  aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças que abram os postos de vacinação neste sábado.  A medida tem como objetivo vacinar 3,3 milhões de crianças, de um a 5 anos, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A última atualização enviada pelos estados mostra que, até terça, 70% das crianças se vacinaram.

Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 7,8 milhões de cada). De acordo com com o Ministério da Saúde, a organização da mobilização é de responsabilidade de cada município.  Portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra poliomielite e sarampo. Ilhéus e Itacaré já divulgaram que estarão vacinando em todos os postos.

Entre os estados com menor cobertura estão o Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, que tem 54% para pólio e 53,7% para sarampo.  Já entre as capitais, as piores são Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo, seguida por Salvador, com 38,8% de pólio e 38,4% de sarampo. As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.