2Sete representantes da Câmara Técnica de Educação do consórcio baiano CDS LS (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul) participaram do III Encontro da Rede de Consórcios Intermunicipais de Educação. Realizado  em João Pessoa (PB), o evento teve como objetivo propiciar um espaço de diálogo entre gestores participantes de iniciativas educacionais promovidas por meio de consócios e ADEs (Arranjos de Desenvolvimento da Educação).

Durante o encontro, foram apresentadas experiências de ações colaborativas de todo o Brasil e foram discutidos os principais desafios da educação municipal na atualidade, além das vantagens da atuação colaborativa neste contexto durante mesas redondas, rodada de perguntas e conferências.

O secretário executivo do CDS LS, Luciano Veiga, destacou que “não há fórmulas prontas, mas conceitos e exemplos que podem ser adequados aos nossos contornos e realidades”, se referindo ao território do litoral sul da Bahia. Já a dirigente de educação município de Itapitanga (BA) e coordenadora da Câmara Técnica de Educação do CDS LS, Cláudia Santos Corrêa, compartilhou os avanços no âmbito das discussões sobre a implementação da reserva técnica nas redes de ensino, que culminará na realização de um Fórum Regional no próximo dia 20.

A participação do CDS LS teve apoio do Instituto Natura, por meio do projeto Rede de Apoio à Educação (RAE Polos).

Os municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul são: Aurelino Leal, Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca.