Por: Viviane Cabral

O Sebrae realizou nesta terça-feira, 19, no hotel Tarik Fontes, em Itabuna, workshops nos segmentos de moda, beleza e estética, com foco nas tendências de mercado e nas oportunidades de melhor aproveitamento da gestão do negócio. Os eventos integram o programa Sebrae Conecta e atraíram empresários e colaboradores interessados em conhecer soluções direcionadas para seus segmentos.

Na abertura dos eventos, a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destacou que a busca pelo aperfeiçoamento da gestão tem sido uma necessidade constante das empresas que visam se manter no mercado cada vez mais competitivo. “Aliado a isso, a transformação digital tem levado os empresários a pensarem em uma forma diferente de negócio, com uma mudança de comportamento baseado na usabilidade e demanda por esses produtos e serviços”, revelou a gestora.


Durante o evento voltado para os profissionais que atuam no segmento de beleza e estética, a consultora do Sebrae, Fabiana Gondim, falou sobre diminuição do desperdício e aumento da produtividade para o segmento de beleza. “É possível ganhar mais e gastar menos nos salões de beleza, evitando desperdícios com o tempo, produtos e outras situação que influenciam no rendimento da empresa”, destacou.
Além de chamar a atenção para situações que influenciam no desenvolvimento dos negócios, o evento destacou a importância das entidades representativas. Para a presidente da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc), Marta Alves Teixeira, “existem várias ações que a entidade pode promover, como cursos e treinamentos, mas que precisam da adesão dos profissionais”.
Já os empresários que atuam no segmento de moda, tiveram a oportunidade de conhecer os pilares fundamentais para enquadrar os seus negócios no ambiente digital. O consultor em Marketing Digital e E-commerce, Elias Júnior, apresentou dicas de como o empresário pode iniciar um e-commerce, e como utilizar as mídias digitais como canal de comunicação e atrair clientes para o site de vendas.

A palestra chamou a atenção da empresária que atua no seguimento de bolsas e acessórios em Itabuna, Rosana Nascimento Bacelar, sobre a possibilidade de ela mesma desenvolver a plataforma do e-commerce do seu empreendimento. “Achei muito legal as ideias e dicas passadas pelo palestrante, que também trouxe a opção de utilizar ferramentas do Google para tornar minha empresa mais visível na pesquisa de busca”.