Dr. Lucas Vita

Dr Lucas Vita HOBRO uso do computador tem aumentado consideravelmente na ultima década. Em 1990 eram cerca de 40 milhões, em 2014 já chegava a 2 bilhões. Nos últimos 40 anos tem se realizado estudos sobre as alterações que os usuários de computador apresentam após horas de trabalho na frente da tela.

Entre elas encontram-se sintomas como: fadiga visual, dor ocular, queimação ocular, visão turva, ardência, lacrimejamento, dentre outras. O conjunto desses sintomas foi denominado Síndrome da Visão de Computador.

A síndrome é o conjunto de problemas visuais e oculares relacionados ao uso prolongado do computador, sendo os mais frequentes: fadiga ou cansaço visual, ardor ou queimação ocular, lacrimejamento, dor de cabeça, visão borrada, olhos secos, dor na nuca, espasmos musculares.

O trabalho no computador força os olhos a trabalharem constantemente com a visão de perto, ativando o sistema acomodativo para conseguir focar e fundir as imagens! Diferente da leitura no papel onde a imagem é estática, definida e tem fundo que oferece um bom contraste, na tela de computador as letras são compostas de pequenos pontos que apresentam brilho maior no centro e que diminuem em direção as bordas. Por esse brilho não ser definido, o olho humano tem maior dificuldade para focar os caracteres, levando a alguns desses sintomas.

Outro fator importante é o fato de ficar fixo por muitas horas na frente do computador, o que faz com que o reflexo de piscar diminua muito, ocasionando uma menor lubrificação ocular e aumentado os sintomas.

Para diminuir os sintomas e desconfortos causados pelo trabalho excessivo a frente do computador, recomenda-se piscar os olhos com frequência, -posicionar, o monitor a uma distância de 50-60 centímetros, posicionar a tela abaixo da linha dos olhos, iluminar bem a sala, manter a tela do computador limpa, para cada hora de trabalho, descansar cinco minutos olhando para algo distante, uso de óculos corretos, se possível com antirreflexo, euso de lubrificantes oculares

É importante ficar atento aos fatores que podem piorar o quadro, como poluição, ar condicionado, medicamentos anti-histamínicos, pílulas anti concepcionais, uso prolongado de lentes de contato, todos relacionados ao olho seco que piora na frente do computador. Recomenda-se também consultas periódicas ao oftalmologista para que se possa fazer o diagnostico, bem como orientar o melhor tratamento para cada caso.

 O Dr. Lucas Vita é oftalmologista do Hospital de Olhos Beira Rio, nas áreas, clínica e cirúrgica