Dr Lucas Vita

 

FOTO DR LUCAS VITA 2Dúvida frequente nos consultórios oftalmológicos, os óculos escuros, vem sendo cada vez mais orientados da sua necessidade de uso, para a proteção ocular . Ainda mais num país de clima quente com incidência grande dos raios solares (UVA E UVB).

O porque da indicação ,vem do fato de que o sol agride o olho de diversas maneiras. Desde sua camada superficial, provocando ceratites ( machucados na córnea), exacerbando o crescimento do pterígio ( conhecida como “carne no olho”), estando associado a alguns tipos de tumores, tanto de pálpebra, como de conjuntiva , de córnea e no fundo de olho. Outra alteração que pode aparecer como resultado da exposição acumulativa ao raio UV, é a formação da catarata precoce, visto que o cristalino não apresenta propriedades de se regenerar.

Estudos já mostram que a degeneração macular senil ( região mais nobre da retina , onde se forma visão central) sofre interferência importante dos raios UV.

oculos de solPor isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas.

As lentes precisam oferecer proteção contras as radiações ultravioleta do sol (UVA e UVB). O ideal são óculos que bloqueiam 99%-100% dos raios UV com taxa de absorção de 400nm.

Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar. Por tanto, é sempre importante se certificar de que se está adquirindo um produto de qualidade, com garantia de fabricação e certificação do INMETRO.

Vale lembrar que mesmo óculos de grau podem oferecer tratamentos que bloqueiam a exposição ao sol, estes podem ser orientados pelo seu oftalmologista ou ate mesmo na própria ótica onde serão confeccionados.

Lembrando que existem óculos acessíveis que protegem o olho da maneira correta, nem sempre o óculos caro é o que oferece a proteção adequada. Consulte seu oftalmologista e informe- se mais.

—-

O Dr Lucas Vita é médico oftalmologista do Hospital de Olhos Beira Rio, com atuação nas área de oftalmologia geral clínica e cirúrgica