itor-1A Praça Coronel João Borges, localizada no centro de Itororó  se transformou no CETEP Shopping.  No local, os estudantes, que fazem os cursos técnicos de nível médio no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), prestaram atendimento gratuito à comunidade em diferentes áreas, vivenciando um pouco da rotina de suas futuras profissões.

A estudante Marcília Costa, 36, que faz o curso técnico em Enfermagem, prestou atendimento no estande do Eixo Tecnológico de Saúde, que também inclui orientações dos estudantes do curso técnico em Análises Clinicas. “Oferecemos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massagens relaxantes, argiloterapia e chás fitoterápicos. Esta é uma grande oportunidade de por em prática o que aprendemos durante o curso”, destaca.

Dona Maria Luiza Santos, estava passando pela praça quando soube da novidade e fez questão de conhecer os estandes. “Aproveitei para receber uma massagem e gostei muito do serviço oferecido. Os estudantes estão de parabéns porque são educados e bem preparados para atender o público”, comemora.

itor-2No estando do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, os estudantes  comercializaram produtos sustentáveis como adubo orgânico, bioinseticidas, mudas de plantas nativas da região, detergentes e sabonetes naturais, além de salada de frutas com frutas produzidas sem agrotóxicos colhidas na própria unidade escolar. O dinheiro arrecadado será investido em novos projetos dos estudantes. Os alunos também apresentaram projetos dos Eixos Tecnológicos de Comunicação e Informática, Gestão e Negócios e de Produção Alimentícia.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Rosineide de Matos, o contato com o público é muito importante para os estudantes e futuros profissionais. “Ao lidar com o público o estudante aprende a ter uma postura enquanto profissional ao vivenciar um pouco da rotina de suas profissões.