fax 1Está confirmado para quarta-feira, 2 de março, no bairro Pedro Jerônimo, o faxinaço que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar dentro da proposta de eliminar focos do Aedes aegypti e mobilizar a população. A ação envolve servidores de diversas secretarias municipais e voluntários e empresas como a Águia Branca, que tem cooperado com os esforços do poder público para acabar com os possíveis criadouros do mosquito.

O Pedro Jerônimo é o segundo bairro a passar pela faxina. Foi escolhido por registar alto índice de casos das arboviroses e de notificações, a exemplo do São Caetano, que passou pela faxinaço na semana passada. Durante toda a manhã, os participantes vão percorrer ruas, visitarão casa por casa para orientar os moradores sobre onde achar e como acabar focos de larvas do Aedes aegypti.

Os participantes também vão distribuir material informativo e um calendário onde o morador deverá assinalar o dia da semana para faxinar sua própria casa, além de recolher lixo em praças, ruas e terrenos baldios.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, alerta para a ação, ao destacar que o combate ao Aedes aegypti tem que ser permanente, por parte não apenas do poder público, mas principalmente, da própria comunidade. Ele lembra que o mosquito se reproduz com facilidade, bastando um pequeno recipiente com água parada, seja dentro de casa ou no quintal.

fax 2“A melhor forma de enfrentarmos problemas, como as arboviroses e a microcefalia, que tem assustado autoridades de saúde em função do aumento de casos e a suspeita de que seja consequência da zika vírus, é não deixar o mosquito nascer. Por isso, precisamos eliminar os criadouros”, orienta.

O faxinaço vem sendo realizado todas as quartas-feiras, mas durante outros dias da semana outras ações como o “bloqueio de transmissão” vêm sendo intensificadas inclusive nos fins de semana. O supervisor de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde, Clodoaldo Santos explicou que o bloqueio é feito por meio de tratamento focal e perifocal com borrifação de inseticida.