Potiraguá realiza pré- conferência de Assistência Social
Representantes da sociedade organizada de Potiraguá estiveram reunidos no Centro de Referência de Assistência Social, para conhecer o tema e aprofundar os subtemas da VI Conferência Municipal de Assistência Social. A Pré-Conferência contou com a participação de cerca de 60 pessoas entre usuários da política de Assistência Social, dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos representantes governamentais, das entidades e organizações parceiras da Assistência Social e a sociedade civil em geral. Com as boas vindas do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Potiraguá o evento teve início às 09 horas da manhã.
De acordo com o assistente social, Jean Paulo Gusmão, as Pré-Conferências são espaços democráticos para discussão de todos e “de vital importância para a concretização das políticas sociais. Os usuários dos programas sociais são os protagonistas, mas todos somos atores sociais e peças fundamentais desse quebra-cabeça chamado de sociedade”.
Para a Secretária de Assistência Social do Município, Agda Lúcia Oliveira, “os encontros preparatórios para a Conferência Municipal se configuram como importante espaço de participação popular para encaminhar questões e demandas específicas de cada área”. A secretária chama atenção ainda que diálogos, propostas e reivindicações fazem parte de um ambiente democrático e que as discussões são importantes para “garantir a política de assistência como uma política de direito do cidadão”.
A VI Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá dia 13 de agosto, terá como tema central do debate: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e três subtemas: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e, Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. O objetivo da Conferência Municipal é analisar, conferir, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS.











