Pedalada Azul ItabunaA realização da Pedalada Azul em Ilhéus e Itabuna marcou a abertura da campanha Novembro Azul, que terá como ponto alto o Mutirão do Diabético de Itabuna, que acontece no próximo dia 15 de novembro. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna, o mutirão é considerado um dos principais eventos do Brasil no tratamento e prevenção da doença.

Em Itabuna, a Pedalada  Azul reuniu cerca de 500 ciclistas e contou com o apoio dos grupos  Pedal Bom, Ciclo Bike, Amigos da Trilha e Clube de Ciclismo de Itabuna, com a participação dezenas de  famílias, unidas em torno de uma causa que mobiliza toda a sociedade. A Pedalada Azul, iniciada e encerrada na Praça Rio Cachoeira, percorreu a avenida do Cinquentenário, incentivada por lojistas e comerciários. Um carro de som chamou a atenção para a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, que de acordo com a Federação Internacional do Diabetes pode reduzir em até 80% a incidência da doença.

Pedalada Azul IlheusEm Ilhéus, o evento, apoiado pelo Colégio da Polícia Militar e Associação dos Diabéticos de Ilhéus, contou com a participação de cerca de 450 ciclistas. Foi uma espécie de integração pela prevenção do diabetes, já que um grupo saiu da zona sul e outro grupo da zona norte da cidade, encontrando-se na praça da Catedral de São Sebastião, onde ocorreu uma concentração com alertas para a prevenção da doença.  “É importante destacar que Itabuna e Ilhéus estão unidas em torno do Mutirão do Diabético, um evento que atende a comunidade  de toda a região e que, ao chegar a sua 10ª. edição,  consegue mobilizar instituições e a sociedade organizada num projeto que beneficia prioritariamente as pessoas carentes”, afirma o coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade.

ITABUNA AZUL

Desde o dia 1º. de novembro está sendo realizada a campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de iluminar prédios, praças, lojas e residências com a cor azul, Por iniciativa da Prefeitura de Itabuna, pontes e avenidas já foram iluminados e a expectativa é de que até o dia 15 de novembro, data do Mutirão, toda a cidade esteja iluminada com a cor mundial da prevenção do diabetes.