ilheus 1

A cidade de Ilhéus é uma das principais cidades da Costa do Cacau. É repleta de belas praias e locais históricos por onde os personagens de Jorge Amado já transitaram em seus romances, perpetuando a imagem da cidade em que o fictício se mescla ao real. Apesar de todos esses encantos e charmes, a atividade turística na cidade é inferior ao seu potencial, devendo criar mecanismos para atrair muito mais turistas do que atualmente.

A criação de projetos para capacitação e melhorias, além da preservação de determinados lugares e a conscientização dos moradores locais, é de extrema importância para o crescimento efetivo do setor turístico. De acordo com especialistas em gestão de turismo, o destino não é feito apenas de belas praias, existem muitos outros aspectos a serem administrados e estudados.

“Poderia haver mais investimentos em atividades de lazer, como a ampliação ou construção de feiras, de um shopping, teatro, cinema, restaurantes temáticos ou clubes. Seria um beneficio e tanto para a população de Ilhéus e para o setor hoteleiro”, destaca Juliana Brandão, assistente de marketing dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, ambos em Ilhéus.

Inventário disponível

ilheus 2A Secretaria de Turismo de Ilhéus disponibilizou em seu site, no início do ano, a seção “Espaço do Turista”, uma lista com todas as potencialidades acerca do turismo no município. Trata-se de um levantamento detalhado indicando atrativos, hotéis, restaurantes, entre outros aspectos, de maneira que ofereça ao leitor a oportunidade de conhecer as principais qualidades e características dos bens e serviços turísticos da cidade.

As potencialidades de Ilhéus são marcantes e com a colaboração de todos é possível identificar o que pode ser melhorado, para reduzir os possíveis problemas que impeçam o desenvolvimento do setor.

Para os representantes do segmento hoteleiro, os atrativos naturais encontrados na região contribuem bastante na fidelização dos hóspedes, tanto em períodos de alta temporada, como nos de baixa também. “Existem passeios para locais próximos a Ilhéus que são bastante procurados pelos turistas. Eles saem pela manhã e só retornam à noite e no outro dia já têm outra programação que passará o dia inteiro fora da cidade. Dessa forma, conseguimos manter o setor hoteleiro em movimento”, finaliza Juliana.