
Mangues baianos ganham um milhão de caranguejos
Os mangues baianos terão mais vida a partir deste final de semana. Nos dias 14 e 15/03 (sexta e sábado) a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), distribuirá na Ilha dos Frades e na comunidade de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, um milhão de megalopas (filhotes) de caranguejos. A Ilha dos Frades ficará com 40% do total, enquanto que o restante será colocado no meio ambiente de Santo Amaro. A ação faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá (Puçá), realizado pela Bahia Pesca.
Os animais foram criados em laboratórios da Bahia Pesca, na Fazenda Oruabo, onde passaram cerca de duas semanas em tanques com temperatura e salinidade da água monitorada. A boa adaptação permitiu que os crustáceos evoluíssem para a fase atual, chamada de megalopas, quando estão prontos para serem colocados na natureza.
“A distribuição das megalopas será acompanhada por um trabalho de educação ambiental, realizada pela Fundação Baía Azul, com as comunidades que vivem no entorno dos mangues onde deixaremos os animais. A ação é uma vitória para a comunidade, que no futuro poderá colher os frutos de um mangue cheio de vida, e para o meio-ambiente, já que os mangues são verdadeiras incubadoras de diversas espécies importantíssimas para o meio ambiente”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.