As delícias do sol, mar, rios, manguezais, muito verde e eventos são os  encantos e a magia da natureza para pessoas muito especiais: os privilegiados visitantes de Canavieiras. Todas essas seduções estão estampadas no Projeto Verão 2013, elaborado pelas equipes de técnicos secretarias municipais do Turismo e da Cultura, entregues ao prefeito Almir Melo.

O primeiro verão – por inteiro – do Governo da Reconstrução será caracterizado por um intenso e diversificado programa de atividades turísticas e recreativas, envolvendo todo o potencial da cidade e a coordenação de todas as secretarias em atuação solidária e uniforme das diferentes comissões. Todas as propostas estarão sob o constante monitoramento dos agentes do receptivo e dos núcleos constituídos para cada setor e cada nicho.

De acordo com o secretário do Turismo e Esportes, Fernando Volpi, o projeto aproveita todos os recursos culturais e turísticos da cidade-ilha, em particular o rio Pardo ao longo do Sítio Histórico, para desenvolver esportes aquáticos, como Stand UpPaddle, Canoagem, Wind Surf, Natação Competitiva. Na prainha fluvial – no entorno do monumento a Iemanjá –, o vôlei de areia e a pitoresca pelada (baba).

Ao entardecer, uma ciranda musical será a moldura sonora do belo e pictórico casario centenário. No palco rústico instalado na avenida Felinto Melo (calçadão) se apresentarão músicos e Dj’s da cidade e das cidades vizinhas que compõem a Costa do Cacau. Os shows, bem variados, serão interativos como sugere o próprio local impregnado de história para contar em verso e prosa musicados.

Informa o secretário da Cultura, Jorge Carvalho, que o “Porto Cultural” apresentará – no período de quinta a domingo – performances de Dança Rítmica, Balé, Saraus e Cortejos Poéticos, além de Voz & Violão ao cair da tarde na romântica Ponte do Lloyd, onde aportavam os navios mercantes no período áureo do cacau. Espaços lúdicos adequados às crianças e idosos serão reservados para atividades recreativas e culturais monitoradas, shows temáticos e palestras motivacionais para a terceira idade.

Paralelamente, uma Feira de Artesanato com ênfase para ícones regionais revelará ao público a arte popular que projetou a cidade internacionalmente. A criatividade estará também presente na culinária, nos já famosos restaurantes do Sitio Histórico e nos quiosques autorizados no entorno. Exposições de pintura e fotografia no calçadão nas manhãs ensolaradas, e nas sedes da Secretaria de Turismo e da Galeria do Porto.

A abertura oficial da temporada será marcada pela eleição da Garota Verão, como sempre aconteceu em gestões anteriores do atual refeito, Almir Melo, em evento que prevê show musical com artistas em evidência.  As candidatas são da cidade e a eleita será a anfitriã oficial da cidade em toda a temporada.

O point do turismo – Canavieiras, na Costa do Cacau, possui um litoral com 18 quilômetros de belas praias, e recebe na alta temporada milhares de turistas de todo o país e do exterior. A região apresenta diferenciais que a qualificam não apenas para a demanda do verão e de feriados prolongados, mas também para a baixa temporada nos segmentos que procuram a tranquilidade da paisagem e atividades relaxantes, além do turismo de aventuras, o ecológico, o de pesca esportiva e o rural. A zona rural, inclusive, revela a mata criteriosamente preservada, a exemplo da Fazenda Cubículo, que abrigou os primeiros pés de cacau plantados em solo baiano.