Itabuna 100 anos- A História Contada
Para as pessoas que não puderam assistir ao documentário durante as comemorações do aniversário da cidade, assista no Blog do Thame, o documentário completo “Itabuna 100 anos- A História Contada”, dirigido por Raquel Rocha. Produzido no ano do centenário da cidade, o filme conta um pouco da história de Itabuna através do relato dos próprios personagens.
Uma história que passa por banhos nas águas cristalinas do Rio Cachoeira, pelas festas glamorosas nos clubes e pelos carro alegóricos tocando marchinhas carnavalescas nas ruas. Pelos cortejos românticos nos jardins e a descoberta do sexo nos bairros meretrícios. Pelo prejuízo nas enchentes e conquistas no futebol. Uma história que passa pelas ruas, pelas praças, pelos cemitérios, pela importância de personalidades marcantes e também itabunenses anônimos.
Uma história sobre uma época em que a vida era permeada de poesia mas também de preconceito.












Sabará, grande baterista, o craque Léo, Romilton “Martelo e Martelinho”, ABC DA NOITE, tenho lembranças dessas figuras; os carnavais, Cine Itabuna, cine Marabá, Estádio da Desportiva Iabunense,as Lindas Praças; os craques de futebol irmãos Riela, o goleador Santinho; torneio futebol Antonio Balbino,sendo que o Itabuna foi campeão disputando com a seleção amadora de Salvador, vencendo pelo placar de 2 x 1 , num sábado à tarde em Salvador. No ano seguinte esse torneio passou a chamar de campeonato Intermucipal, vez que nossa seleção foi campeã seis vezes consecutivas mais o torneio Antonio Balbino.