Dois investimentos estimados em cerca de R$ 1,6 bilhão, no segmento industrial, vão gerar dois mil empregos para a população baiana. O anúncio do governador Jaques Wagner foi feito à imprensa, na Governadoria, na tarde desta quarta-feira (23), durante entrevista coletiva convocada para comentar a missão à China.

Uma das empresas que confirmaram a intenção de se instalar na Bahia é a Baoji Oilfield Machinery (Bomco), unidade da PetroChina, maior companhia petrolífera chinesa e subsidiária da China Natrional Petroleum Corporation (CNPC). A Bomco é especializada na fabricação de estruturas de perfuração e prospecção de petróleo e já escolheu o terreno em Camaçari para produzir para os mercados do Brasil e América Latina. A CNPC demonstra interesse também em parcerias para a atuação em outras áreas do setor de petróleo e gás.

O Polo Industrial de Camaçari também vai receber a Foton Motors, que confirmou investimentos para a construção de uma unidade de montagem em parceria com o grupo Mater, representante da empresa chinesa no Brasil. A ideia é produzir veículos comerciais leves, como vans e ônibus, evoluindo posteriormente para a fabricação de caminhões.

Fibra de vidro

“As duas empresas estão com terrenos escolhidos, tanto a Bomco quanto a Foton. Além disso conversamos com uma fábrica de fibra de vidro que já atua no Brasil e quer expandir seu negócio e com isso temos 80% de chances trazê-la”, afirmou Wagner, que iniciou as negociações para a instalação de outra fábrica automotiva, a Beiqi, até 2015.

Além dos contatos nas áreas petrolífera e automotiva, a viagem foi proveitosa para a consolidação de investimentos já realizados no estado. É o caso da cidade de Chongging, que investe no processamento da soja produzida na região de Barreiras, no oeste baiano, e de onde devem vir os investimentos do setor de fibra de vidro e fibra de carbono.

Competitividade baiana é a mais atrativa

Durante a viagem de trabalho, a comitiva formada pelo governador, os secretários do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, da Indústria e Comércio e Mineração, James Correia, e pelo coordenador do grupo executivo do setor automotivo da Bahia, Reub Celestino, se reuniu ainda com o ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento da China e com diretores do Exim Bank, banco responsável pelo financiamento das indústrias chinesas que se instalam fora do país.

Também foram visitadas a China CNR Corporation Limited, do setor ferroviário, e a maior empresa produtora de placas de energia solar do mundo. De acordo com o secretário José Sérgio Gabrielli, a Bahia é o estado preferido para investimentos chineses no Brasil, graças à competitividade nos setores automotivo, petrolífero, soja e de energia solar. A aproximação segue com visitas à Bahia já agendadas para os próximos meses. “A partir do dia 30 de janeiro teremos missões chinesas aqui para discutir detalhes técnicos destes projetos de investimento”.