Foi ao som de um afinado “ô lê, ô lê, ô lá; Juça-ra lá” que a militância do Partido dos Trabalhadores encerrou hoje o encontro municipal que referendou o nome de Juçara Feitosa para a disputa da prefeitura de Itabuna nas eleições de outubro. A afinação das vozes parecia traduzir um momento especial do PT, que finalmente parece ter curado suas feridas recentes e mostra maturidade ao se declarar unido para a disputa.

“Na eleição de 2008, quando Juçara tentou pela primeira vez a prefeitura, a situação era diferente. Vínhamos de uma prévia, em que várias forças internas buscavam espaço para a disputa. Já nesse ano, o PT está unificado desde o início do processo”, afirma o deputado Geraldo Simões, um dos delegados do partido para as eleições municipais.

Além de Geraldo, o encontro teve a participação de lideranças como o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Ambos também hipotecaram apoio ao nome de Juçara, assim como os 170 delegados eleitos para acompanhar o processo eleitoral e as centenas de militantes presentes.

A presidenta do Diretório Municipal do PT, Miralva Moitinho, também reforçou a tese da unidade partidária como estratégia para vencer a eleição. “Não só unidos internamente, como buscando alianças com outros partidos. O PT está pronto para a disputa, junto com todos os partidos que querem uma nova forma de governo, participativo e cidadão”.

O mesmo discurso foi repetido pela própria pré-candidata, Juçara Feitosa. “Itabuna precisa entrar numa agenda positiva. Precisa de um governo que consiga dialogar com a sociedade, cuidar de questões como a saúde, a segurança e a promoção da cidadania. Tudo isso se relaciona com a educação. Então, o município precisa de um olhar e de ações que o tire dessa agenda terrível que se encontra hoje”.