
VEREADOR QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O “PAI NOSSO” NAS ESCOLAS DE ILHÉUS, DIZ QUE ALUNO NÃO SERÁ PUNIDO SE NÃO REZAR E QUE APOIARIA ORAÇÃO ANTES DAS SESSÕES DA CÂMARA
O vereador ilheense Alzimário Belmonte, o Gurita (foto) autor do projeto de lei, sancionado pelo prefeito Newton Lima, que torna obrigatória a oração do Pai Nosso nas escolas da rede municipal de ensino em Ilhéus, antes do início das aulas, conversou agora à pouco com o Blog do Thame. Gurita disse, entre outras coisas, que apesar da lei falar em obrigatoriedade, “nenhum aluno é obrigado a rezar o Pai Nosso”. Questionado pelo jornalista Daniel Thame sobre sua posição em relação a um hipotético projeto de lei que obrigasse os vereadores as rezar o Pai Nosso antes do início das sessões legislativas ele disse, sem pestanejar, que votaria a favor.
Veja a entrevista:
BLOG DO THAME- Qual o objetivo de um projeto de lei que obriga os estudantes a rezar o Pai Nosso antes do início das aulas?
GURITA- O que eu pretendo é despertar as crianças, os adolescentes, a juventude a importância da oração em sua formação enquanto ser humano. E o Pai Nosso é uma oração que nos liga diretamente à Deus.
BLOG DO THAME- Mas num estado laico como o brasileiro, em que a liberdade religiosa é garantida pela Constituição, não é contraditório obrigar os estudantes a professar uma fé que nem todos seguem?
GURITA- Eu entendo que vivemos num estado laico. Por isso, nenhum aluno será obrigado a rezar o Pai Nosso se professar outra religião. Ele pode ficar em silêncio durante a oração.
BLOG DO THAME- Mas, vereador, o projeto de lei é claríssimo quando cita a questão da obrigatoriedade…
GURITA- É que o projeto tem que constar a palavra Obrigatório. Mas em momento algum a lei fala em punição para quem não rezar o Pai Nosso. Isso vai depender do bom senso dos professores.
BLOG DO THAME- O senhor votaria a favor de um projeto que obrigasse os vereadores de Ilhéus a rezarem o Pai Nosso antes do início de casa sessão?
GURITA- Votaria sim. Acho importante orar, porque isso reforça nossa fé em Deus. Mas, ai cada vereador ficaria no direito de rezar ou não.
Tá, mas e os professores, que serão obrigados a rezar o Pai Nosso? Eles não tem direito a religião própria?
Vou dar o Gurita o Alcorão e pedir para ele lê a Sura texto sagrado do Alcorão na sua igreja.A Lei maior é a Constituição e Lei Municipal nao pode estar acima da Lei maior CF.Vai chover ação na justiça, com pedidos da revogação da Lei Municipal, que torna obrigatoriedade da oração do Pai Nosso nas escolas Municipais.
Kalif Rabelo
Muçulmano
E assim começamos a voltar à ditadura.
Que lei opressora e ditatorial essa.
O vereador e o prefeito são de algum partido historicamente ligado à ditadura brasileira?
Tem de divulgar o nome dos partidos também. É um elemento para orientar os futuros votos.
Isso deveria ser enquadrado no Estatuto da Criança e do Adolescente:
“Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e >>>>>OPRESSÃO<<<<<, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."
Desejo melhoras ao legislativo e executivo dessa cidade.
Em defesa da liberdade dos estudantes de Ilheus! Por um escola de qualidade, sem fundamentalismos!
Esse cara merece um prêmio! O prêmio de Maior Babaca do Universo. Porque esse idiota não cria uma lei que remunere melhor os professores? Ou uma que traga mais qualidade ao ensino? Obrigatoriedade de rezar? Essa foi a palhaçada do ano… Parabéns Gurita você acaba de ganhar o troféu NARIZ VERMELHO!!!
NAS ESCOLAS NÃO PODE ENTRAR A ORAÇAO DO PAI NOSSO,MAS PODE ENTRAR DROGAS E ARMAS!EM QUE MUNDO NOS ESTAMOS,O PAI NOSSO FOI A PRIMEIRA ORAÇAO QUE JESUS NOS ENCINOU,NOS CATOLICOS SABEMOS DE ONDE ESTA PARTINDO ISSO ESTAMOS DE OLHO.NO QUE VCS PODIAM INTERFERIR VCS NÃO FAZEM AGORA TIRAR ATÉ UMA ORAÇAO AI É´DE MAS.